Klingons

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Klingon)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Império Klingon ou tlhIngan
Bandeira Klingon Empire Flag.svg
Fundação Cerca A.D. 900.
Fundador Kahless
Planeta Natal Qo'noS (Kronos)
Quadrante da Galaxia: Beta
Língua Oficial Klingon
Raças Fundadoras Klingons
Raças que atualmente fazem parte Desconhecido

Os klingons são uma 'raça' alienígena fictícia criada para a série televisiva Star Trek (O caminho das estrelas, em Portugal, e Jornada nas Estrelas, no Brasil).

História dos klingons[editar | editar código-fonte]

Origens dos klingons[editar | editar código-fonte]

Segundo a mitologia de Star Trek, os klingons são naturais do Planeta Qo'noS (pronuncia-se Kronos). Há milhares de anos desenvolveram uma avançada cultura, na qual havia conhecimento de astronomia, engenharia, medicina, direito e artes.

Tecnologia e expansão[editar | editar código-fonte]

A partir do desenvolvimento de naves interplanetárias que alcançam a velocidade de dobra, passaram a criar colônias em planetas na imediação de seu sistema. Essa colonização é a origem do Império Klingon.

Militarismo klingon[editar | editar código-fonte]

Em meados do século 21 terrestre, a sociedade klingon passa a ser governada pela casta guerreira, que forma o Império e implanta uma cultura que preza a guerra e a honra.

Imperialismo klingon[editar | editar código-fonte]

Suas ações imperialistas levam ao conflito com os governos da Federação dos Planetas Unidos (da qual fazem parte a Terra, Vulcano, Alpha Centauri, Telar e Denobulo, entre outros), e com o Império Romulano.

Tratado de paz[editar | editar código-fonte]

No século 23 terrestre, a explosão de um satélite de Kronos (Praxis) é socorrida por naves da federação entre elas a NCC1701 - USS Enterprise - o que leva à assinatura de um tratado de Paz entre os klingons e a Federação, através do qual os klingons não se juntam à federação mas a consideram aliada. Porém, o tenente Worf que atua na USS Enterprise (NCC-1701-D) e na USS Enterprise (NCC-1701-E) como oficial tático e B'Elanna Torres engenheira da nave USS Voyager são dois Klingons que fazem parte da Frota Estelar como oficiais seniors

Cultura klingon[editar | editar código-fonte]

A cultura klingon se baseia basicamente nos ensinamentos do Maior Guerreiro klingon, Kahless (o inesquecível), com base na honra e na lealdade.

A força bruta para os klingons pode representar força e poder.

Língua klingon[editar | editar código-fonte]

Existe também a língua klingon (tlhIngan Hol, em klingon),[1] criada pelo respeitado filólogo Marc Okrand; também criador da língua artificial para o mundo da ficção científica chamada vulcan (Ver Marc Okrand sobre a invenção dos idiomas klingon e vulcan, na seção de ligações externas).

Três livros já foram publicados em klingon, a saber: ghIlghameS (Gilgamesh), The Klingon Hamlet (Hamlet), e paghmo tIn mIS (Much Ado About Nothing).

A Wikipédia possuía uma versão em klingon que foi desativada por ser considerada inadequada aos objetivos da Fundação Wikimedia., atualmente a wikipédia klingon está alocada no concorrente direto da Wikipédia, o servidor Wikia.

Concurso de beleza Miss Klingon[editar | editar código-fonte]

Fãs vestidos a moda klingon numa convenção de Star Trek.

Na cidade de Atlanta, estado da Geórgia, nos Estados Unidos, ocorre anualmente o concurso de beleza feminino Miss Klingon Empire Beauty Pageant.[2] As participantes precisam ter pelo menos vinte e um anos de idade mas não é necessário que sejam membros de nenhuma organização cultural klingon. Três são as categorias oficiais às quais se submetem as todas as candidatas: Beleza, Talento, e Personalidade.[3] Este evento faz parte da convenção de ficção científica Dragon Con (também Dragon*Con).[4]

Várias pessoas famosas ligadas ao mundo da ficção científica já participaram deste evento como jurados ou convidados especiais. Por exemplo, George Takei, Brent Spiner, Robert Picardo, Jonathan Frakes, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Klingons


Ícone de esboço Este artigo sobre Star Trek é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.