Kobayashi Maru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No Universo de Star Trek, Kobayashi Maru é uma espaçonave fictícia, usada em um simulador para treinamento de capitães.

Nesta simulação, Kobayashi Maru é um cargueiro que transporta 300 pessoas, e é colocado em uma situação onde não existe solução possível.

O exercício aparece no filme Star Trek: A Ira de Khan. A jovem tenente vulcana Saavik comanda a Enterprise quando vai resgatar o Kobayashi Maru, é vista por klingons e é destruída por torpedos fotônicos.

É dito neste filme que James T. Kirk foi o único cadete na Academia da Frota a vencer o teste.


No filme Star Trek de J.J. Abrams de 2010 mostra a juventude de James T. Kirk na Academia e como ele venceu o famoso teste Kobayashi Maru. Entretanto há uma divergência entre a solução do Kirk desta versão com o que foi dito em A Ira de Khan:

No filme de 1982, Kirk afirma que "mudou as condições do teste", enquanto no filme de 2010 é mostrado Kirk usando um vírus de computador para alterar o programa e assim vencê-lo.

Cria-se aí a versão de que o Kirk de 1982 teria mentido para Saavik, embora fique claro, em A Ira de Khan, que a opção de não atender o chamado é perfeitamente possível. Existe ainda a possibilidade de uma realidade alternativa, ou uma linha temporal alternativa, onde as duas versões de James T. Kirk teriam vencido o teste, mas de maneiras diferentes.


Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Star Trek é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.