Leopardus guigna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kodkod)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGato Chileno

Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Leopardus
Espécie: L. guigna
Nome binomial
Leopardus guigna
(Molina, 1782)
Distribuição geográfica
Distribuição do Gato Chileno
Distribuição do Gato Chileno

O gato-chileno (Leopardus guigna ou Oncifelis guigna), é o menor gato das Américas. Pode ser encontrado no Chile e na Argentina, estando o seu habitat reduzido à Cordilheira dos Andes. Esta espécie é conhecida por ser extremamente rara, pequena e esquiva. Vive cerca de 11 anos.

Estrutura física[editar | editar código-fonte]

O pêso médio de um Gato Chileno adulto é de 2 a 2.5 kg e têm comprimento 42 a 51 cm, e de altura cerca de 25 cm. A pelagem pode apresentar a cor castanho-amarela e cinzenta-castanha, ocorrendo também manchas pretas na maioria dos individuos. O Gato Chileno têm uma pequena cabeça, pés grandes e uma cauda grossa.

Habitat[editar | editar código-fonte]

O Gato Chileno têm como habitat a floresta tropical temperada com temperaturas constantes. Apesar de o habitat do Gato Chileno ser a floresta temperada, as árvores mais comuns são as coníferas. Normalmente os Gatos Chilenos caçam e vivem nas proximidades de um local com água.

Habitos Alimentares[editar | editar código-fonte]

O Gato Chileno tem como "menu" pequenos roedores, pássaros e insectos. É também comum assaltarem os galinheiros em busca de comida uma vez que as galinhas se tornam presas fáceis.

Gestação[editar | editar código-fonte]

As fêmeas têm como periodo de gestação entre os 72 a 78 dias.

Referências[editar | editar código-fonte]

«Oncifelis guigna». Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas da UICN 2024 (em inglês). ISSN 2307-8235. Consultado em 27 de Maio de 2008