Koichi Tanaka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Koichi Tanaka Medalha Nobel
Química
Nacionalidade Japão Japonês
Nascimento 3 de agosto de 1959 (54 anos)
Local Toyama
Atividade
Campo(s) Química
Instituições Shimadzu Corp.
Alma mater Universidade Tohoku
Prêmio(s) Nobel prize medal.svg Nobel de Química (2002)

Kōichi Tanaka (田中 耕一, Tanaka Kōichi?) (Toyama, 3 de agosto de 1959) é um químico japonês.

Graduou-se na Escola de Engenharia na Universidade de Tōhoku em 1983. Em abril de 1983 assumiu o Laboratório de Investigação Central da Shimazu Corporation.

Em maio de 1986 foi transferido para a Equipe de Divisão Científica desse departamento. Em maio de 1989 foi laureado com o prêmio da Sociedade de Espectroscopia de Massas do Japão.

Em janeiro de 1992 foi transferido temporariamente para a KRATOS Analytic Ltd. (uma filial da Shimadzu Corporation) em Manchester (Inglaterra) pelo período de um ano.

Foi admirado por seus colegas pela forma minuciosa e estruturada que realizava seus trabalhos. «Mesmo para os parâmetros japoneses, é um animal de carga», disse Martin Resch, que trabalhava na laboratório Shimadzu. Tanaka adquiriu notoriedade em 1987, ao apresentar num simpósio um método de análise novo desenvolvido por ele chamado de «Soft Laser Disorption», através do qual as moléculas de proteínas são eletricamente carregadas por laser, podendo ser analisadas. Desta forma também é possível analisar macromoléculas biológicas num espectrômetro de massa.

Atualmente dirige o Departamento de Pesquisas da corporação Shimazu em Kyoto.

Kōichi Tanaka recebeu o Nobel de Química de 2002, juntamente com John Fenn, pelo «desenvolvimento de métodos científicos de identificação e de análise estrutural de macromoléculas biológicas». O outro laureado com o Nobel de Química neste ano foi Kurt Wüthrich.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
William Standish Knowles, Ryoji Noyori e K. Barry Sharpless
Nobel de Química
2002
com John Fenn e Kurt Wüthrich
Sucedido por
Peter Agre e Roderick MacKinnon


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.