Kol Torá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox question.svg
Esta página ou seção carece de contexto (desde junho de 2010).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e dire(c)ta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

Kol Torá é um grande Yeshivá (faculdade rabínica) em Jerusalém. la Yeshivá foi fundada em 1939, pouco após a "noite de cristal", pelo Rabino Yechiel Shlezinger (rabino e juiz da comunidade de Frankfurt) e pelo rabino Baruch Kunstat, rabino e juiz da comunidade de Fulda.

Entrara para a Kol Torah
Lápide do rabino Oyerbach que diz apenas "ensinou muitos estudantes na Kol Torá"

A Yeshivat Kol Torah foi fundada com 12 alunos no bairro de Rechavia, sendo sediada na casa dos fundadores; a comida era concedida pelos moradores do bairro (em suas casas) em condições hoje inexistentes.

História[editar | editar código-fonte]

Depois de uma geração e com o falecimento de seu pai, o rabino Elchanan Moshe Kunstat se responsabilizou pelo crescimento espiritual e material da Yeshivá, e além disso ajudou a colocar a Yeshivat Kol Torá entre as melhores yeshivot do mundo.

Hoje estudam na Yeshivá 920 alunos, 550 na Yeshivá guedolá (a partir dos 17 anos) e 250 na Yeshivá ketaná (14-16 anos). Além do kolêl para casados e do grupo para estrangeiros.

Hoje[editar | editar código-fonte]

Os rabinos da Yeshivá se dedicam a cada aluno de forma individual e é colocada muita ênfase na ética e bons modos. Nos anos que os alunos passam na Yeshivá eles recebem uma forte base no estudo e comportamento para toda a vida.