Kommando Spezialkräfte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Logo da KSK

O Kommando Spezialkräfte (KSK) é uma unidade de operações especiais das Bundeswehr da Alemanha. O KSK é uma unidade militar especial e um grande curativo no nível brigada com o uso principal do reconhecimento, antiterrorismo, resgate, evacuação e salvamento, comando guerra e assessorado militar. As tropas da KSK são sob a autoridade da Division Spezielle Operationen, (Divisão de Operações Especiais), oficial (DSO) e está estacionado no quartel no Graf-Zeppelin-Kaserne em Calw.[1] Actual comandante é o Brigadeiro General Josef Heinz Feldmann[2]

Uma unidade da KSK durante uma demonstração em 2000 em Berlim

.

Origem[editar | editar código-fonte]

Criado entre 1994 e 1995, aproximadamente 20 soldados foram treinados no outono de 1996, e a unidade estava completamente operacional em abril de 1997. De acordo com relatórios, o impacto de ver 11 cidadãos alemães serem salvos por forças estrangeiras (pára-quedistas belgas e franceses) em Ruanda em 1994, porque não havia nenhuma unidade alemã capaz de realizar tal operação foi o principal fator para se criar o KSK. Para completar o seu efetivo foram retiradas uma Companhia de Commado de cada uma das três Brigadas Aerotransportadas, juntamente com o reforço das 2 Companhias de Reconhecimento de Longo Alcance (a 3ª foi desmobilizada). A unidade planeja ser completamente operacional quanto atingir a dotação de 1.000 operadores completamente treinados.[3]

Mungo em Afeganistão

Veículos[editar | editar código-fonte]

Tarefas[editar | editar código-fonte]

O KSK é responsável por operações atrás das linhas inimigas, reconhecimento de longo alcance, ataques estratégicos, operações anti-terroristas, resgate de reféns ou evacuação de cidadãos alemães em áreas de risco no estrangeiro em cooperação com nações aliados e especialmente com a OTAN. A unidade também está preparada para realizar operações C-SAR. o KSK é moldado de acordo com o SAS. Apesar de sua capacidade resgate de reféns o KSK é uma unidade militar, com missões militares, e não outra GSG-9. O KSK poderá ser ser deslocado para onde o GSG-9 não pôde (pelo menos oficialmente), entretanto isso já aconteceu (o resgate de um avião da Lufthansa no Aeroporto de Mogadishu, Somália em outubro de 1977, por exemplo). Mesmo assim o KSK mantém uma equipe de Resgate de reféns pronta para auxiliar a polícia alemã sempre que necessário. O KSK será também usado proteger ou projetar os interesses internacionais da Alemanha. Suas missões são bem semelhantes as desempenhadas por unidades estrangeiras afins como o SAS, Força Delta ou as US Army Special Forces.

Operações[editar | editar código-fonte]

As missões do KSK ainda estão cobertas debaixo de muito sigilo, mas acreditasse que já tenha sido usado em:

  • Bósnia - O KSK foi usando juntamente com outras unidades especiais (SAS, SEALs, etc) na caça de criminosos de guerras sérvios.
  • Kosovo - Desde a sua criação em 1996 o KLA - Exército do Libertação do Kosovo, vinha recebendo apoio do Bundesnachrichtendienst (BND), o serviço de inteligência alemão, juntamente com a CIA. As operações visavam enfraquecer Slobodan Milosevic, e força-lo a dar autonomia a província de maioria albaneza. Quando o conflito entre a Iugoslávia e a OTAN já era iminente, comandos dos KSK já treinavam guerrilheiros do KLA no norte da Albânia. Com o conflito aberto em 1999, o KSK foi usado em muitas operações secretas tanto em Kosovo, quanto na própria Iugoslávia.
  • Afeganistão - Provavelmente o KSK participou em 2001 da operação militar que libertar oito missionários de uma entidade humanitária alemã ameaçados de morte e detidos pelo Taleban sob acusação de "propagar o cristianismo" no Afeganistão. Esta operação foi realizado com sucesso antes do início dos ataques americanos aquele país. Com a invasão do Afeganistão o KSK foi deslocado secretamente para o Afeganistão para participar das operações de caça a Al-Qaeda e do que sobrou do Taleban.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.deutschesheer.de/portal/a/dso/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP3I5EyrpHK9jNTUoviU4ny9lMzUvOKS4pLUnJzUPL3s4mz9gmxHRQDRpUfS/ Pagina oficial da KSK (em alemão)
  2. http://www.deutschesheer.de/portal/a/dso/!ut/p/c4/JYzBCsIwEES_xQ8w2woV9WaVghc9anuRmCxtaLopm9Ve_HgTnAdzecxABwnSH9drcYG0hwe0xh1eixoQ-WljUNYhRYmC3iOpMY5wzyuLygRCyS1I4lL3rCWwmgOLz-bNnIxyFtqiPNdFlfin_G6brj411WZ_uTa3fDiz7icNLYW10WZAmKdptxxXqx9ssRun/
  3. http://www.tropasdeelite.xpg.com.br/germany_ksk.htm

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.