Kon Kan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kon Kan
Informação geral
Origem Toronto, Ontário
País Canadá
Gênero(s) Música eletrônica
House
Hi-NRG
Synthpop
Período em atividade 19881994, 2013– hoje
Gravadora(s) Revolving Records, Atlantic Records, Hypnotic, Hi-Bias Records
Afiliação(ões) Electronic, Synthpop
Integrantes Barry Harris
Kevin Wynne
Página oficial Kon Kan no Twitter
Kon Kan no Facebook

Kon Kan é uma dupla de músicos que criou um projeto de música eletrônica, concebido e formado em 1988 por Barry Harris (voz, teclados, guitarra) e Kevin Wynne (voz), em Toronto, Canadá.

A ideia do nome Kon Kan foi uma espécie de paródia em relação à nomenclatura para a chamada Regulação dos Conteúdos Canadenses, ou Canadian Content, que era apresentada pela sigla Can Con. Esse regulamento indica que 30% das canções executadas nas estações de rádio do Canadá devem ser de origem canadense.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A dupla fez parte do cenário da música eletrônica do final da década de 80, gravando a canção "I Beg Your Pardon", em 1988. O single dessa canção foi o primeiro lançado pelo Kon Kan, através do selo Revolving, e foi a partir dele que a gravadora Atlantic os contratou, logo no primeiro ano de vida do grupo. Esse contrato levou-os para a gravação do primeiro álbum[2] meses depois do grupo ter sido criado.

Discografia[editar | editar código-fonte]

I Beg Your Pardon[editar | editar código-fonte]

A música "I Beg Your Pardon", lançada como single em 1988, foi inspirada em parte da música de Lynn Anderson chamada I never Promised you a rose garden e também com influências de bandas como Public Enemy. A música utiliza vários samples, entre eles[3] o trecho da música de Lynn Anderson - I Never Promised You -, sucesso da década de 70. Essa música foi gravada em um porão utilizado como estúdio, em Hamilton, durante os finais de semana, entre março e maio de 1988. Foi nesta época que Barry Harris conheceu Kevin Wynne, que fora contratado para cantar alguns versos desta canção. A música foi originalmente lançada em junho de 1988 pela Rotativo Records, em Toronto.

Move to Move (1989)[editar | editar código-fonte]

O primeiro álbum do Kon Kan, Move to Move, foi gravado em Los Angeles em janeiro e fevereiro de 1989. Este álbum também lançou os singles "Harry Houdini" e "Move to Move". A última faixa incluiu recriações (ao invés de apenas samples) como de Led Zeppelin "Immigrant Song" e Nancy Sinatra em "These Boots Are Made for Walking". O álbum foi mixado por Alan Meyerson. Após as gravações, o Kon Kan embarcou em uma turnê mundial, utilizando como backing vocal Kim Esty.

Syntonic (1990)[editar | editar código-fonte]

Kevin Wynne havia deixado a banda em 1989. Barry Harris lança este álbum como cantor solo, contando com a participação de outros artistas, como Bob Mitchell (compositor) e utilizando influências de pop e dance. O grande sucesso do álbum foi a música Liberty, que contou com os vocais de Debbe Cole.

Vida!...(1993)[editar | editar código-fonte]

Vida! ..., lançado pela Hypnotic Records, conta novamente com a participação de Bob Mitchell nas composições. Ao lado de canções originais, como o primeiro single chamado Sinful Wishes, contou com uma regravação de Move to Move e uma versão para a música de David Bowie, Moonage Daydream.


Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Posições Albúm
CAN EU RU[4] ALE HOL NZ[5]
1988 "I Beg Your Pardon" 19 15 5 8 3 7 Move to Move
"Harry Houdini" 39 14
1989 "Puss N' Boots/These Boots Are Made for Walkin'" 61 58 11
"Move to Move" 84
1990 "Liberty!" 91 Syntonic
"(Could've Said) I Told You So" 72
1993 "Better Day"
"Sinful Wishes" 75 Vida!...
"S.O.L."
1994 "I Beg Your Pardon (I Never Promised You a Rose Garden)" (re-release) Sem álbum
2007 "I Beg Your Pardon (I Never Promised You a Rose Garden)"
(2007 Remixes - iTunes release)
Sem álbum

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Kon Kan». Billboard (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2014 
  2. «Lost Albums:KON KAN Move To Move». The Electricity Club (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2014. Arquivado do original em 21 de novembro de 2013 
  3. «Direct Sample of Vocals / Lyrics». whosampled.com (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2014 
  4. Roberts, David (2006). British Hit Singles & Albums 19th ed. London: Guinness World Records Limited. p. 306. ISBN 1-904994-10-5 
  5. «Kon Kan Discography». Charts.org.nz. Consultado em 24 de março de 2013 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]