Kooteninchela deppi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaKooteninchela deppi
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Género: Kootenichela
Espécie: Kooteninchela deppi
Nome binomial
Kooteninchela deppi
David Legg, 2013

Kooteninchela deppi é um já extinto artrópode descrito a partir do cambriano médio, foi encontrado no Parque Nacional Kootenay, Canadá.[1] A espécie parece pertencer ao grupo irmão de Worthenella, segundo análise cladística. Kooteninchela deppi, um antepassado longínquo das lagostas e dos escorpiões que vivia em águas pouco profundas ao largo da atual Colômbia Britânica no Canadá, foi identificado por um cientista britânico admirador de Johnny Depp.[2] [1]

David Legg , autor do nome, sugere que o kooteninchela deppi, com cerca de quatro centímetros de comprimento, tenha sido um caçador ou limpador, que usava as suas alongadas garras com espinhos para capturar presas ou explorar o fundo do mar à procura de pequenas criaturas escondidas. O fóssil pertence a um grupo de artrópodes chamado megacheira - literalmente "grandes mãos" em grego antigo - que estiveram na origem dos escorpiões, centopeias, insetos e caranguejos.[2] [3]

Referências

  1. a b David Legg. (2013). "Multi-segmented arthropods from the Middle Cambrian of British Columbia (Canada)". Journal of Paleontology 87 (3): 493–501. DOI:10.1666/12-112.1.
  2. a b Fóssil marinho com garras chama-se Johnny Depp (em português) dn.pt (16 de maio de 2013). Visitado em 4 de setembro de 2013.
  3. Colin Smith (16 May 2013). Actor Johnny Depp immortalised in ancient fossil find Imperial College London. Visitado em 16 May 2013.



Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.