Kotte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sri Jayawardenapura-Kotte
Parlamento cingalês
Coordenadas 6° 54' N 79° 54' E
País Sri Lanka
prefeito
Área  
  Total 17 km²
População  
  Cidade (2001) 115 826
    Densidade   3 305/km²
  Metro 2 234 289
  [1]
Residência oficial do líder do parlamento cingalês

Sri Jayawardenapura-Kotte ou, em português, Sri Jaiavardenapura-Cota[1] (ஸ்ரீ ஜயவர்த்தனபுரம் கோட்டே em tâmil; சிறி செயவர்த்தனபுரம் கோட்டை em cingalês), ou simplesmente Kotte, em português Cota[1] [2] (significando "fortaleza"), é a capital administrativa do Sri Lanka, sendo chamada "Nova Capital".

Está situada na parte ocidental do país, a 6° 54' Norte (latitude) e 79° 54' Este (longitude), na zona suburbana da capital económica e principal cidade da ilha de Ceilão, Colombo, da qual dista cerca de 8 km, a Sudeste. Em 2001, Kotte tinha 115 826 habitantes.

O parlamento do Sri Lanka está em Kotte desde a inauguração do seu novo prédio, em 29 de Abril de 1982. Assim, a cidade tornou-se a capital administrativa, permanecendo Colombo como capital económica.

História[editar | editar código-fonte]

Jayawardenapura foi o nome dado à cidade por seu fundador, Alagakkonara.[3] Em 1979, com a decisão de reurbanizar a cidade e seu entorno para, ali, estabelecer a administração do país,[4] Kotte recuperou seu antigo nome - Sri-Jaya-Vardhana-Pura-Kotte (em português, "a abençoada cidade fortificada da crescente vitória").

Kotte já havia sido, por 150 anos, a capital do reino cingalês que unificou a ilha no século XV. Foi também a principal base portuguesa do Ceilão Português no século XVI. Foram os portugueses que promoveram a mudança da capital para Colombo, em 1565, devido à fraca capacidade de defesa do local.

Situada em uma zona circundada por lagoas, rios e pântanos,[5] a urbanização de Kotte recomeçou no século XIX. Sítios arqueológicos foram então destruídos para retirada de material a ser usado nas novas construções - o que continua a ser feito.

Após a independência do Sri Lanka, no século XX, o processo de urbanização de Kotte foi intensificado, visando a absorver o excedente de população de Colombo. Ainda assim, parte do seu território continua ocupada por áreas de produção agrícola, nomeadamente campos de arroz.

Referências

  1. a b Correia, Paulo. (Verão de 2013). "Moscovo — um castiço recente mas consensual". A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 42): 13. Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. ISSN 1830-7809. Página visitada em 23 de setembro de 2013.
  2. Cota – «a cidade que traz vitórias»
  3. Kotte, the capital of Sri Lanka 1400-1565
  4. The UNP Returns to Power
  5. Enciclopedia Encarta. Sri Jayewardenepura
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Sri Lanka é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.