Crítio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Krítios)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Efebo de Kritios, Museu da Acrópole de Atenas

Crítio (em grego: Κρίτιος; transl.: Krítios) foi um escultor ateniense ativo no início do século V a.C., provavelmente discípulo de Antenor. Sua obra é de transição entre o estilo arcaico tardio e o estilo severo que preludiou o classicismo grego. Foi mestre de Míron. Junto com Nesiotes [carece de fontes?] criou o grupo escultórico representando os tiranicidas Harmódio e Aristogíton, que se encontrava em Atenas,[1] e que hoje subsiste em cópia romana. Também com Nesiotes elaborou outras estátuas para a Acrópole de Atenas, mas das quais só restam algumas bases com suas assinaturas. Outra de suas obras que perdura até hoje é o chamado Efebo de Crítio, preservada no Museu da Acrópole de Atenas, e que mostra uma das primeiras representações do contrapposto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências