Krita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Krita
Logótipo
Krita-2.3.png
Krita 2.3.1
Desenvolvedor The Krita Team
Lançamento 21 de junho de 2005
Versão estável 2.6 (5 de Fevereiro de 2013)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Editor gráfico
Licença GNU General Public License v2
Página oficial Krita.org

Krita é um software editor gráfico de bitmaps (imagens) incluído no ambiente de desktop KDE, mais especificamente na suíte KOffice. Desenvolvido para ser uma aplicação para pintura e também um editor de fotos, o Krita é um software livre e é distribuído sob a licença GNU GPL.

Ele foi desenvolvido inicialmente como parte da suíte KOffice na versão 1.4.0, em 21 de Junho de 2005. Antes de ser disponibilizado ao público, era chamado de KImageShop e depois de Krayon, mas problemas de direitos autorais motivaram a mudança do nome.

Krita é comparável à outros editores gráficos de bitmap, como o GIMP ou Adobe Photoshop, porém pretende ter recursos para simular pintura com mídias naturais, como o Corel Painter. Note que estes outros programas são muito mais velhos e maduros, portanto não espere que o Krita seja tão rápido ou cheio de recursos quanto eles. Muitos plugins foram escritos para eles e (ainda) não possuem equivalentes no Krita. Desde a versão 1.5, Krita tem algumas habilidades que não existem em nenhum outro editor de imagens gratuitos (GIMP) como esquema de cores CMYK e L*a*b, profundidade de 8 a 32 bits em cada canal (GIMP só permite 8 bits por canal).

Para a nova versão que estará presente para KDE 4, estão previstas novas características: ferramentas de pintura natual, melhor integração com a suíte KOffice, melhor performance e mais ferramentas.

Para desenhos vetoriais, a suíte KOffice oferece o Karbon14, simliar ao Corel Draw ou Inkscape.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • "Krita" é a palavra sueca para "lápis". "Rita" significa "pintar" em sueco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

 ver·editar  Portal do LinuxTux.svg


Arch  · Debian  · Fedora  · Ubuntu  · Mandriva  · Linux Mint  · OpenSUSE  · PCLinuxOS  · Puppy  · Sabayon  · Slackware Linux  · Kurumin  · Big Linux  · Poseidon Linux  · Ekaaty Linux  · DreamLinux