Kumadori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O herói da peça Shibaraku, usando maquiagem kumadori. Ukiyo-e por Utagawa Kuniyoshi.


Kumadori (隈取 Fazer sombra?) é uma maquiagem usada por atores de kabuki, usada mais frequentemente no estilo aragoto.[1] Esse termo também se aplica à um metodo de pintura no qual dois pincéis são usados simultaneamente, um para a cor e outro para criar sombras ou outros detalhes.

A maquiagem kumadori geralmente consiste de linhas ou padrões, que simbolizam aspectos do personagem, feitos sobre uma base branca (白粉 Oshiroi, lit. pó branco?). Mesmo que a kumadori tenha sido originada e desenvolvido extensivamente pela família de atores Ichikawa Danjuro, algumas partes são criações da linhagem Onoe Kikugoro.

Cores[editar | editar código-fonte]

Poucas cores são usadas na maquiagem, somente vermelho, azul, marrom e preto. Enquanto o preto é usado somente para exagerar detalhes, como sobrancelhas ou a linha da boca, as outras cores são usadas para mostrar características da personalidade do personagem.[1]

Kumadori vermelho indica um papel de herói poderoso, geralmente um personagem com virtude e coragem. O papel mais conhecido por usar maquiagem vermelha é o herói da peça Shibaraku, Kamakura Gongoto. As linhas vermelhas no kumadori estereotipicamente representa o kabuki no ocidente.

A maquiagem azul é usada para representar um vilão, humano ou não, e representa emoções negativas como medo ou inveja. Fantasmas nos dramas tradicionais japoneses geralmente ficam presos ao mundo físico por esses tipos de sentimentos, e portanto frequentemente usam maquiagem azul. Kitsune (espíritos de raposa) como Genkuro na peça Yoshitsune Senbon Zakura também usam maquiagem azul.

A cor marrom representa monstros e criaturas não-humanas, como oni (demônios). Um exemplo do uso do kumadori marrom é a aranha-monstro tsuchigumo, que lutou com Minamoto no Yorimitsu na peça Tsuchigumo Soushi.

Mesmo que apenas quatro cores sejam usadas, existem mais de 50 tipos de kumadori.[2][1] A maquiagem é feita simetricamente dos dois lados do rosto. Alguns padrões são usados somente em um tipo de peça, já que passaram a representar um personagem específico com o passar do tempo.

Ni-hon Guma (二本隈 Maquiagem de duas linhas?) - esse kumadori apresenta duas linhas vermelhas que vão até o início do couro cabeludo, uma que sai da sobrancelha e outra que parte do olho. Esse padrão é usado para expressar força e quietude nos heróis.

Sugi Guma (筋隈 Maquiagem de músculo?) - o padrão mais conhecido do kumadori, visto na peça Shibaraku, usado pelo herói Kamakura Gongoro. As dramáticas linhas vermelhas representam o poder e o temperamento nervoso do personagem, e por isso são chamadas de músculo.

Mukimi Kuma (むきみ隈 lit. maquiagem do crustáceo?) - uma forma de kumadori usada por heróis jovens, virtuosos e prestativos. O personagem Sukeroku da peça Sukeroku Yukari no Edo Zakura usa essa maquiagem. A peça fala sobre um herói tentando conquistar o amor de uma cortesã de alto nível.

Zare Guma (戯れ隈 Maquiagem do brincalhão?) - o estilo de kumadori usado para vilões cômicos. As linhas desse padrão são organizadas para fazer o personagem se parecer com um animal, indicando que ele não deve ser levado a sério. Algumas formas da zare guma fazem o personagem parecer um macaco, ou um caranguejo.

Kuge Guma (公家隈 Maquiagem do aristocrata da corte?) - uma forma dramática do kumadori azul que indica um vilão aristocrata imperial, que deseja tomar o poder. Esse design é parecido com a sugi guma.

Uma impressão da maquiagem do ator de kabuki, preservada em um pedaço de pano, é conhecida como oshiguma.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Kimino, Rinko (2016). Japanese Performing Arts Resource Center. [S.l.]: Tokyo: Shogakukan. pp. 88–91. ISBN 978-4-09-310843-0 
  2. Brazell, Karen. «Japanese Performing Arts Resource Center». Global Performing Arts Consortium. Consultado em 23 de dezembro de 2019