Kumanovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Kumanovo (Macedónio: Куманово) é a segunda maior cidade da República da Macedónia após apenas Skopje e a terceira mais extensa do país.

Situada na parte do nordeste do Macedonia, perto da capital Skopje. As coordenadas da cidade são aproximadamente 42°05'N e 21°40'E. As instituições municipais incluem um conselho de cidade, o mayor (prefeito) e uns outros corpos administrativos. O aeroporto de Skopje ajuda extremamente ao turismo de Kumanovo. Embora Kumanovo se encontre 340 m acima do nível do mar, é cercado pela peça de Karadag da montanha de Skopskae Crna Gora sua montanha ocidental ao lado, do planina de Gradishtanska em seu lado e Mangovica do sul e na montanha alemão no lado oriental. Kumanovo tem um clima temperado.


Estradas[editar | editar código-fonte]

Uma estrada de 40 quilômetros existe entre Skopje e Kumanovo, chegando perto de Kumanovo no norte e cruzando a beira com Sérvia e Montenegro. Uma estrada de ferro conecta também Skopje com o Kumanovo e o Serbia e o Montenegro. Uma outra estrada importante vai de Kumanovo a Kriva Palanka e então à beira com Bulgária.


Historia[editar | editar código-fonte]

Karposh O Rei Kumanovo

Diz-se que Karpos estêve carregado em uma vila perto de Vojnik chamado Kumanovo. Inicialmente, estava na relação vassal com os turcos, mas quando o império turco começou a se enfraquecer em 1689 e nos povos onde desagradado muito com uma política de impostos grande nova, Karposh se transformou numa arma na batalha contra os turcos. Nesse período a Áustria encenada um ataque nos turcos. Então Karposh, apreendido em cima da situação e do uprising espalhou rapidamente, aos rebeldes que livram Kratovo, Kriva Palanka, Kumanovo, Kacanik e em outras cidades. Então, junto com o exército aústriaco liderado pelo Imperador Leopold I, lutou para liberar Skopje e Stip. Mais tarde havia uma mudança na situação militar e política nos Balcãs, que tiveram um efeito crucial na rebelião. O exército aústriaco foi forçado a retirar-se e as forças turcas poderosas, reforçadas pelos destacamentos de Tatar que pertencem ao Khan crimean Selim Giral, atacaram os rebeldes. Após batalhas ferozes os turcos fizeram exame de Kriva Palanka, o stronghold rebel, e de Kumanovo então atacado e de sua fortaleza recém-constrúida. Karposh foi capturado, removeu a Skopje, e posto cruelmente à morte sobre a ponte de pedra através do Vardar(rio).