Kumgangsan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.
Localização de Kumgangsan

Kŭmgangsan (hangul: 금강산 ; hanja: 金刚山 ; transl. Kŭmgangsan; pronúncia coreana: [kɯmɡaŋsan]) ou Monte Kŭmgang é uma montanha localizada na costa leste da Coreia do Norte[1] , conhecida desde a Antiguidade por sua beleza[2] [3] [4] . Tem uma altitude máxima de 1638 metros e fica situada na Região Turística de Kŭmgangsan (que até ao ano de 2002 fazia parte da província norte-coreana de Kangwŏn). A montanha faz parte dos Montes Taebaek, cordilheira localizada na costa leste da Península Coreana. Coberta por florestas, a área em torno do monte é uma das mais chuvosas da Coreia. Seu nome significa "Montanha de Diamante".

Geografia[editar | editar código-fonte]

Kŭmgangsan é conhecida por sua beleza desde a Antiguidade. É coberta por florestas e a área ao redor tem um dos maiores índices de precipitação da Coreia do Norte.

A montanha consiste quase totalmente de granito e diorito, que foram afetados pelo clima ao longo dos séculos de tal forma a criarem uma larga variedade de formas. É possível encontrar ravinas, falésias, pilares de rochas e picos. Já foram registradas 12000 de tais formações rochosas.

Região Turística de Kumgang-san[editar | editar código-fonte]

Desde 1998, é permitido que turistas sul-coreanos visitem Kŭmgangsan, inicialmente viajando em cruzeiros. Em 2002, a área ao redor da montanha foi separada da província de Kangwŏn e organizada com uma região de turismo administrada separadamente. A rota por terra foi aberta em 2003.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kumgangsan

Referências

  1. The Associated Press (September 22, 2000). North Korea approves Japanese tours to Mount Kumgang (em inglês) CNN.
  2. North Korea Relief Encyclopedia Britannica. "Mount Kŭmgang (5,374 feet), is renowned for its scenic beauty."
  3. Susan Chira. "The two Koreans agree to develop resort in North", New York Times, February 2, 1989.
  4. Aidan Foster-Carter (March 30, 2001). PYONGYANG WATCH Hyundai and North Korea: What now? Asia Times Online. "Kumgangsan - the famously scenic Diamond Mountains just above the DMZ"
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Coreia do Norte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.