Kuon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kuon
Arte da capa da versão europeia do jogo.
Desenvolvedora From Software
Distribuidora Japão From Software
Estados Unidos Agetec
Europa Acclaim
Designer Atsushi Taniguchi
Plataforma(s) Playstation 2
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Horror
Modos de jogo Single Player
Número de jogadores 1 Jogador
Classificação Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)
Mídia DVD-R
Controles Dualshock 2
Idioma Japonês
Traduções Inglês

Kuon (九怨?) é um jogo eletrônico de horror desenvolvido pela From Software para PlayStation 2. O jogo foi lançado em 2004 no Japão e nos Estados Unidos, e mais tarde, em 2006, na Europa. Kuon é baseado em um antigo gênero da literatura japonesa chamado Kaidan. O jogo se passa em uma escura e grotesca mansão na cidade japonesa de Quioto, onde vivem criaturas mutantes, durante o período Heian do antigo Japão.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Quando o jogo começa, o jogador deve escolher uma fase. A fase Yin gira em torno de uma garota chamada Utsuki. Ela e sua irmã vão ao feudo a procura de seu pai desaparecido, um famoso exorcista renegado chamado Doman. Já a fase Yang gira em torno de Sakuya, uma das raras exorcistas discípulas de Doman.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Depois de terminar ambas as fases, os jogadores podem jogar um terceiro capítulo que gira em torno de uma exorcista mestre chamada Abe no Seimei. Essa fase é chamada de Kuon.

Durante todas as três fases, os personagens encontram duas gêmeas sem nome. Mais tarde é revelado que elas são manifestações das malignas amoreiras e elas aparecem constantemente quando o jogador está indo pelo caminho correto. Elas explicam eventos para o personagem através de frases enigmáticas Elas cantam uma música chamada Hashi Zoroe, que pode ser ouvida muitas vezes durante o jogo.

Somente no terceiro capítulo, ou a Fase Kuon, é que os dois primeiros capítulos são ligados. É quando é revelado que o verdadeiro inimigo é o exorcista Damon. Furioso por ser rejeitado na corte imperial (e, como dizem nos próprios documentos do jogo, pela própria Abe no Seimei), ele procura o 'poder absoluto' para provar a si mesmo e a Seimei que digno do palácio Ele planejou tudo, incluindo o sacrifício de suas filhas e discípulos (como também outras pessoas inocentes) através de um ritual antigo. Na fase Kuon, o jogador toma controle de Seimei para terminar de resolver os mistérios e derrotar Damon de uma vez por todas.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Kuon, por padrão, não usa os sistemas de controle que ficou famosa por franquias de survival de horror como Resident Evil e Silent Hill - porém um sistema (conhecido nos jogo de horror como tank control) é selecionável. A movimentação dos personagens é feita através dos direcionais analógicos. Ao correr a saúde do personagem diminui e atrai inimigos, porém pode ajudar quando se quer chegar a um local rapidamente ou fugir de certos inimigos. A meditação recupera a saúde, mas o personagem não pode estar em pânico.

Basicamente há dois tipos de ataques em Kuon - ataques físicos e mágicos. Os ataques físicos são feitos com facas (Fase Yin), leques (Fase Yang), e lanças (Fase Kuon). As armas dos dois primeiros capítulos podem ser melhoradas, com efeitos de gelo e fogo, respectivamente. A lança é a única arma disponível na fase Kuon e não pode ser melhorada.

Os ataques mágicos são divididos em dois tipos: ataque e invocação, que feitos através de cartas espalhadas pelo jogo, uma vez que, cada fase tem suas próprias cartas. Há uma boa variedade de ataques mágicos baseados em gelo e fogo. Já cada uma das invocações faz algo diferente, desde atacar as criaturas para o jogador, fazer armadilhas e matar instantaneamente os inimigos. Alguns também podem ser usados como guarda-costas.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]