Kurs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
O veículo Progress e módulo Pirs usando o sistema Kurs-A de acoplamento.

Kurs (em russo: Курс) é um sistema de radiotelemetria usado para o acoplamento de espaçonaves no programa espacial russo.

Desenvolvido e fabricado desde os anos 1980,[1] o sistema é usado como guia de navegação para as naves espaciais russas como as Soyuz e Progress.

O Kurs foi o sistema responsável por todas as acoplagens automáticas feitas por estas naves na antiga estação espacial Mir e na Estação Espacial Internacional.[2]

Quando usado para acoplamento, o sistema instalado nas naves envia um pulso de radar de múltiplas antenas. A variação de intensidade entre esta antenas, permite ao sistema calcular posição relativa, altitude e ângulo de aproximação.

Criado para encontros e acoplagens automáticas no espaço, o Kurs também permite a acoplagem manual feita pelos cosmonautas das naves ou da ISS em situações de emergência.[3]

Após a dissolução da URSS em 1991, o Kurs, fabricado em Kiev,[4] passou a ser propriedade da Ucrânia e seu fabricante um competidor no negócio de tecnologia espacial com a própria agência espacial russa - Roskosmos.

O sistema, apesar do alto custo, é reutilizável. Após as naves acoplarem com a ISS, a tripulação o remove das naves e o guarda a bordo da estação, sendo retornado à Terra nos ônibus espaciais para exame, renovação e reutilização em futuras missões espaciais.

Referências

  1. História do NII TP (em russo)
  2. Burrough, Bryan. Dragonfly: NASA and the Crisis Aboard Mir. [S.l.: s.n.]. ISBN 0-06-093269-4.
  3. Soviet automated rendezvous and docking system overview NASA Automated Rendezvous and Capture Review..
  4. The First Serially Produced Onboard Computer The European Virtual Computer Museum.