L'étoile mystérieuse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de L'étoile mysterieuse)
L'étoile mystérieuse
10º Álbum da série regular
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
País de origem  Bélgica
Língua de origem francês
Editora(s) Casterman
Colecção Les aventures de Tintin
Primeira edição 1942
Número de páginas 62
Primeira publicação Le Soir de 20 de outubro de 1941 a 22 de maio de 1942
Género aventura
Autor(es) Hergé
Colorista(s) Studios Hergé
Personagens principais Tintim
Milu
Capitão Haddock
Professor Calys
Local da acção Bélgica
Islândia
Árctico
Título(s) em português A Estrela Misteriosa
Colecção As Aventuras de Tintim
Títulos da série regular
'Le crabe aux pinces d'or'
'Le secret de la Licorne'

A Estrela Misteriosa (L'étoile mystérieuse, no original em francês) é o décimo álbum da série de banda desenhada franco-belga As aventuras de Tintim, produzida pelo belga Hergé. Encomendado pelo jornal belga Le Soir foi editado diariamente entre de 20 de outubro de 1941 a 22 de maio de 1942, em meio à ocupação alemã da Bélgica durante a Segunda Guerra Mundial. história mostra o jovem jornalista belga Tintim, o seu cão Milu e seu amigo Capitão Haddock que viajam a bordo de uma expedição científica ao Oceano Ártico em uma corrida internacional para encontrar um meteorito que havia caído na Terra.



Enredo[editar | editar código-fonte]

Tintin observa uma estrela que parece aproximar-se cada vez mais da Terra. Num observatório, o professor Calys descobre que é um meteorito que em poucas horas vai embater com o planeta causando o fim do mundo. Felizmente, os cientistas falham os cálculos e o meteorito passa ao lado da terra, embora um fragmento cai no Mar do Norte.

O Prof. Calys descobre que o fragmento contém um elemento químico desconhecido. É organizada uma expedição para recuperar o fragmento, e entre o grupo está Tintin e o Capitão Haddock. Mas, eles vão ter de enfrentar um bilionário que também quer o fragmento e fará tudo para impedir que os protagonistas cheguem ao destino primeiro.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

L'étoile mystérieuse é uma das aventuras de Tintin que foram adaptadas para a primeira série animada de Tintin, Les aventures de Tintin, d'après Hergé pelo estúdio belga Belvision em 1957, dirigido por Ray Goossens e escrito por Michel Greg, ele mesmo um cartunista conhecido que em anos posteriores se tornaria editor-chefe da revista Tintim.[1]

Em 1991, L'étoile mystérieuse foi adaptado para um episódio da série de televisão As Aventuras de Tintim, do estúdio francês Ellipse Animation e o canadense Nelvana. Dirigido por Stéphane Bernasconi, o personagem de Tintin teve a voz de Thierry Wermuth. L'étoile mystérieuse foi a oitava história adaptada na série, sendo dividida em dois episódios de vinte minutos. Dirigida por Stéphane Bernasconi, os críticos elogiaram a série por ser "geralmente fiel", com composições tendo sido tiradas diretamente dos quadrinhos originais.[2]


Referências

  1. Lofficier, Jean-Marc; Lofficier, Randy (2002). The Pocket Essential Tintin. Harpenden, Hertfordshire: Pocket Essentials. pp. 87-88 ISBN 978-1-904048-17-6.
  2. Lofficier, Jean-Marc; Lofficier, Randy (2002). The Pocket Essential Tintin. Harpenden, Hertfordshire: Pocket Essentials. p. 90 ISBN 978-1-904048-17-6.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.