László Bíró

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:László Bíró. Ajude e colabore com a tradução.


László Bíró
Inventor
László Bíró, ca. 1978
Dados gerais
Nome de nascimento László József Bíró
Nacionalidade Hungria Húngaro, Argentina argentino
Nascimento 29 de setembro de 1899
Local Budapeste
Morte 24 de outubro de 1985 (86 anos)
Local Buenos Aires
Cônjuge Elsa Schick
Atividade
Campo(s) Inventor
Conhecido(a) por Invenção da caneta esferográfica
Prêmio(s) National Inventors Hall of Fame (2007)

László József Bíró (em húngaro: Bíró László József[1] ; em espanhol: Ladislao José Biro[2] ) (Budapeste, 29 de setembro de 1899Buenos Aires, 24 de outubro de 1985) foi um inventor húngaro naturalizado argentino.

Inventou a moderna caneta esferográfica[3] .

Bíró nasceu em Budapeste, Áustria-Hungria[1] , em 1899. Apresentou sua primeira versão da caneta esferográfica na Feira Internacional de Budapeste, em 1931[1] . Quando trabalhava como jornalista na Hungria, percebeu que a tinta usada na impressão de jornais secava rapidamente, deixando a folha impressa seca e sem manchas. Tentou usar a mesma tinta em uma caneta-tinteiro, percebendo que a tinta não fluia para a ponta da mesma, pois era muito viscosa. Trabalhando juntamente com seu irmão Georg[3] , um químico, desenvolveu uma nova ponta, consistindo de uma esfera que girava livremente na ponta da caneta, e assim que a mesma fosse colocada na posição de escrever a esfera era molhada na tinta de um cartucho, esfera esta que rotacionada devido ao atrito com uma folha de papel deixava uma trilha de tinta. Biró patenteou a invenção em Paris, em 1938.


Referências

  1. a b c Golyó a tollban - megemlékezés Bíró László Józsefről (em húngaro) Hungarian Patent Office. Visitado em 16 de agosto de 2010.
  2. Obituary at education website of Mendoza Department, Argentina
  3. a b Stoyles, Pennie; Peter Pentland. The A to Z of Inventions and Inventors. [S.l.: s.n.], 2006. 18 pp. ISBN 1583407901. Visitado em 16 de agosto de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]