Lâmpada de querosene

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A lâmpada de querosene, chamada também de lamparina de querosene e em algumas regiões do Brasil como lampião a querosene (conhecida em alguns países "lâmpada de parafina") é qualquer tipo de dispositivo de iluminação que usa querosene (quimicamente uma parafina, distinta da cera de parafina) como combustível. Existem dois tipos principais de lâmpada de querosene que trabalham de formas diferentes, a "lâmpada a pavio" e "Lâmpada à pressão".

A lâmpada de querosene foi descrita primeiramente por al-Razi (Rasis ou Rhazes) no século IX em Bagdá, que se referiu a ela como a "naffatah" em seu Kitab al-Asrar (Livro dos Segredos).[1] Versões modernas da lâmpada de querosene foram construídas mais tarde pelo inventor polonês Ignacy Łukasiewicz em 1853 em Lviv e por Robert Edwin Dietz dos EUA na mesma época.[2] A questão sobre a primazia das versões destes dois inventores da lâmpada continua por ser resolvida.[3]

Referências

  1. Zayn Bilkadi (University of California, Berkeley), "The Oil Weapons", Saudi Aramco World, January–February 1995, pp. 20–27.
  2. Warsaw University timeline
  3. Cutler J. Cleveland, Chris Morris. Dictionary of energy. [S.l.]: Elsevier, 2006. p. 263.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lâmpada de querosene