Lã de aço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um pedaço de lã de aço.

A lã de aço é um material não-degradável (hoje temos alguns tipos de lã de aço degradáveis), constituído por conjunto de linhas de aço muito finas e entrelaçadas, usado no trabalho de acabamento e polimento de objetos de alumínio ou metal, bem como em limpeza doméstica.

Produzida a partir de arames de cobre com baixo teor de carbono,1 é vendida comercialmente sob a forma de esponjas de aço impregnadas em sabão. Quando queimada, a lã de aço aumenta de massa, devido ao ferro escaldante combinando com o oxigênio.

A lã de aço apresenta diversos graus de aspereza2 e sua espessura varia de acordo com o grau de ajuste das lâminas de corte do aço.

A lã de aço pode pegar fogo pelo fato de ter uma elevada área específica em contacto com oxigénio e muitos pontos reactivos para uma fácil combustão do ferro (que não acontece facilmente em formas maciças de aço). Quando exposta a calor, faíscas ou chama, a lã de aço (mesmo que úmida) entra muito facilmente em combustão, razão pela qual é bastante usada em "kits" de sobrevivência.

A sua chama é alaranjada e o resultado da sua combustão é óxido de ferro (ferrugem).


Referências

  1. Assolan revoluciona o mercado de lã de aço AdNews, acessado em [27 de setembro] de [2008).
  2. Steel Wool HowStuffWorks, acessado em 27 de setembro de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.