Län

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Län da Suécia

Län (em sueco) e lääni (em finlandês) são termos que designam divisões administrativas utilizadas respectivamente na Suécia e, anteriormente, na Finlândia. As províncias da Finlândia foram eliminadas em 1 janeiro de 2010.[1]

Também são por vezes utilizados em outros países, especialmente como uma tradução da palavra russa oblast. Durante o período quando a Finlândia era parte do Império Russo (1809-1917), quando o russo foi transformado em língua oficial ao lado do sueco, passou a ser sinônimo da palavra guberniya.

O termo[editar | editar código-fonte]

A palavra significa literalmente feudo. Os termos utilizados são distintos para os dois países, onde a Suécia optou por traduzir o termo como "condado" enquanto a Finlândia prefere "província". Com uma tradição administrativa compartilhada abrangendo séculos, terminando apenas em 1809, esta é uma separação, por convenção, ao invés de por distinção. O termo corresponde razoavelmente bem o termo inglês "condado", mas não tão bem o termo americano "condado" que é geralmente muito menor em população, mais como sueco "Kommun ou Comuna".

A razão pela qual a Suécia optou por traduzir o termo para "county" é que, em Sueco e Inglês, a palavra "provins"/"province" passou a significar coisas diferentes. No Império sueco, todas as terras conquistadas se tornaram provinser (províncias); A lei sueca, que concedeu a pessoas comuns, muito mais liberdade e influência do que qualquer outra legislação europeia no momento, não foi estendido a eles, permanecendo confinado ao landskap (no plural) que constituem o coração da Swedish-and-Finnish (correspondendo aproximadamente nos dias atuais Suécia e Finlândia). Exemplos da antiga sueca provinser são Estónia e Pomerânia Sueca. Outra razão é que na educação, a Suécia, preferiu inglês britânico sobre inglês americano. "County" (condado) é uma tradução razoável do inglês britânico de Län.

Län / läänit[editar | editar código-fonte]

Em ambos os países, um län/lääni é um braço do poder executivo do governo nacional, e não tem autonomia nem poder legislativo. A subdivisão län/lääni nem sempre correspondem às províncias tradicionais, que são chamados landskap (singular e plural) em sueco (incluindo as partes da Finlândia onde se fala o sueco) e maakunnat (singular maakunta) em finlandês.

Historicamente, o termo guberniya (em russo: губе́рния) foi utilizado para a län/lääni no Grão-Ducado da Finlândia como parte da Rússia de 1809-1917. Ver Províncias do Grão-ducado da Finlândia.

Landshövding / maaherra[editar | editar código-fonte]

O governador tem o título landshövding (Sueco), maaherra (Finlandês). Ele é nomeado pelo governo, e preside sobre o länsstyrelse (Sueco) ou lääninhallitus (Finlandês) - traduzido como "Conselho Administrativo do Condado" e "Secretaria de Estado Provincial", respectivamente.

Referências

  1. Nova administração regional, o modelo abole províncias em 2010 Helsingin Sanomat International Edition Sanoma Corporation (31 de Dezembro de 2009). Visitado em 1 de Janeiro de 2010.