Léo Tarcísio Gonçalves Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Léo Tarcísio Gonçalves Pereira
Presbítero da Igreja Católica
Fundador da Comunidade Bethânia
Atividade Eclesiástica
Congregação Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Nascimento Brasil Delfim Moreira
19 de outubro de 1961
Morte 4 de janeiro de 2007 (45 anos)
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, SCJ, mais conhecido como Padre Léo (Delfim Moreira, 9 de outubro de 1961 - São Paulo, 4 de janeiro de 2007) foi um sacerdote brasileiro da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (dehoniano). Filho de Joaquim Mendes e Maria Nazaré, era cantor, compositor, apresentador, pregador e escritor.

Entrou para a Renovação Carismática Católica (RCC) em 1973 e, em 12 de outubro de 1995, fundou a Comunidade Bethânia, que, hoje, conta com mais de trinta membros e cinco casas espalhadas pelo Brasil, que têm como objetivos acolher e oferecer tratamento a dependentes químicos, alcoólatras e portadores do vírus HIV, além de menores abandonados.

Em abril de 2006, padre Léo começou um tratamento contra o câncer que teve e, mesmo debilitado, esteve presente no evento "Hosana Brasil 2006", da Comunidade Canção Nova, em dezembro, muito abatido pelo tratamento. Em 4 de janeiro de 2007, ele morreu no Hospital das Clínicas em São Paulo de infecção generalizada em consequência de um câncer incurado.[1]

Ao todo, teve 23 livros publicados, a maioria editados pela Editora Canção Nova e pela Loyola. O último intitula-se Buscai as coisas do alto, escrito durante o tratamento contra o câncer. Outros títulos: Viver com HIV, A cura do ressentimento, Rezando a vida, Famílias restauradas, etc.[2] Sobre o padre Léo, Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino opinou:

Cquote1.svg Pe. Léo nos deixou também um acervo espiritual muito grande em seus livros e palestras, tratando sobretudo da restauração da pessoa humana, pela cura interior e pela restauração da família. Na Comunidade Bethânia era um incansável pregador de retiros para casais e para jovens; sabia atingir muito bem o coração de todos com uma pedagogia especial, com alegria e profundidade. Cquote2.svg
Prof. Felipe Aquino[3]

Referências

  1. COMUNIDADE BETHÂNIA. Padre Léo: Quem é Padre Léo? Disponível em: <http://www.bethania.com.br/pt/padre_leo/>. Acesso em: 13 abr. 2009.
  2. COMUNIDADE BETHÂNIA. Padre Léo: Obras publicadas. Disponível em: <http://www.bethania.com.br/pt/padre_leo/obras.php>. Acesso em: 13 abr. 2009.
  3. AQUINO, Felipe Rinaldo Queiróz de. Sobre o Padre Léo. Disponível em: <http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=OPINIAO&id=opi0245>. Acesso em: 2 nov. 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]