Língua bantawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bantawa
Falado em: Nepal
Total de falantes: 370 mil (Ethnologue 2001)
Família: Sino-Tibetana
 Tibeto-Birmanesa
  Mahakiranti
   Kiranti
    Centro-Leste Kiranti
     Sul
      Bantawa
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: bap

A língua Bantawa está em processo de extinção. É um idioma Tibeto-Birmanês, membro das Kiranti,[1] falada nas colina do Himalaia do leste do Nepal pelos Rai. Mesmo com a informação de Ethnologue de mais de 300 mil falantes, estimativas menos otimistas indicam algo entre 20 e 60 mil falantes, pois muitos dos Raí vêm adotando cada vez mais a Língua nepali.

Geografia[editar | editar código-fonte]

No Nepal a língua é falada na zona Koshi nos distritos de Morang, Dhankuta, Bhojpur, Sunsari, Sankhuwasawa; na zona Sagarmatha nos distritos de Khotang, Udayapur; na zona Mechi em Jhapa, Panchthar; Amchoke em Limbuwan, especialmente no distrito de Ilam. A patria mãe é nas colinas do leste, mas houve migrações para Terai e também, para o Butão.

Outros nomes[editar | editar código-fonte]

A língua Bantawa é também conhecida como Bantaba, Bantawa Dum, Bantawa Rai, Bantawa Yong, Bantawa Yüng, Bontawa, Kiranti.

Falantes[editar | editar código-fonte]

São 371 mil no Nepal (Censo 2001), mas menos de 5¢ são monolinguais na mesma. Nos demais países (Butão e Índia haveria mais uns 20 mil falantes. A língua Bantawa é falada principalmente por agricultores e pessoas que trabalham com pastoreio, suas religiões são o Hinduísmo, Cristianismo e crenças tradicionais. São falantes em todas faixas de idade, embora os mais jovens prefiram usartambém o Nepali. Ex-soldados usam a língua hindi.

É língua franca entre as minorias Raí na região do Himalaia, na Índia (Limbuwan, Sikkim) e no Butão). Isso se verifica em Lambichong, Mugu, and Chhintange (Cf. Bradley 1996). Grande parte dos falantes se localiza em Bhojpur, Dharan and Dhankuta. Em Bhojpur, 54% dos que a têm como segunda língua já são alfabetizados.

O Bantawa é ensinada em algumas escolas de primeiro grau (1º ao 5º ano)[2] ]].[3] [4] Já existem filmes, gramáticas e dicionários escritos na língua, a qual usa a escrita Devanagari e também a Raí Kirai.

Gramática[editar | editar código-fonte]

A língua apresenta sentenças do tipo Sujeito-Objeto Verbo, sempre, mesmo que sejam interrogativas; os numerais, genitivos e adjetivos vão antes da palavra referida; Perguntas e exclamações são marcadas por ligeira entonação; afixos indicam o caso gramatical em frases nominais; os afixos verbais indicam caso gramatical, bem como Pessoa, Número e (obrigatoriamente) o Objeto da frase. A palavra Nepali ‘bhanda’ marca as comparações; É uma língua ergativa.

As sílabas podem ser CV, CVC, CVCC; a língua não é tonal;

Dialetos[editar | editar código-fonte]

  • Norte Bantawa (Dilpali)
Norte Subdialetos: Rungchenbung e Yangma
  • Sul Bantawa (Chewali, Okhreli, Hatuwali, Hangkhim)
Similares Sul e Norte – são agrupados como 'Intermediários Bantawa'.
  • Lesten Bantawa (Dhankuta)
. São os dialetos mais divergentes e mais relacionados com a língua Dungmali. Também se relacionam com as línguas Puma, Sampang e Chhintange.
  • Oeste Bantawa (Amchoke, Amchauke)
Dialetos Amchauckes: Sorung e Saharaja
  • Wana Bantawa (ou o próprio Bantawa), falado pela subcasta Bantawa

Referências

  1. Linguistic Lineage for BANTAWA. Visitado em 2007-09-12.
  2. Jadranka Gvozdanovic. Morphosyntactic transparency in Bantawa (.pdf) Himalyan Languages: Past and Present, by Anju Saxena. Visitado em 2007-09-12.
  3. The Bantawa Rai of Nepal. Visitado em 2007-09-12.
  4. Bantawa, A language of Nepal. Visitado em 2007-09-12.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Winter, Werner. 2003. A Bantawa Dictionary. Trends in Linguistics - Documentation 20. Mouten de Gruyter: New York.
  • Caughley, Ross. 1996. Review of: The structure of Kiranti languages: comparative grammar and texts, by Karen Ebert.
  • Yadava, Yogendra P. and Warren W. Glover, editors. 1999. Topics in Nepalese linguistics.

Externas[editar | editar código-fonte]