Língua caiouá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Caiouá

Kayova

Falado(a) em: Argentina, Brasil
Região: Mato Grosso do Sul, Misiones
Total de falantes: 18 mil (2003)
Família: Tupi
 Tupi-Guarani
  Guarani
   Caiouá
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: kgk

Caiouá (Kaiowá) é uma língua guarani falada por cerca de 18 mil pessoas da etnia Guarani-caiouá em Mato Grosso do Sul, Brasil e por umas 510 pessoas no nordeste da Argentina. 5 a 10% dos caiouás são alfabetizados na sua língua e 15 a 25% o são em português. A língua é 75% lexicamente similar à língua dos pãi-taviterãs. Sua similaridade com a língua guarani própria, uma das duas línguas oficiais do Paraguai junto com o espanhol implica numa inteligibilidade mútua entre elas.

Escrita[editar | editar código-fonte]

O caiouá usa uma forma do alfabeto latino ensinada por missionários, a qual não apresenta as letras C,Z, mas usa o apóstrofo (‘) e o “I barrado”.

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Caiouá (original):

Eregwata-ramo ka'agwy-rupi erehexa gwa'a. Hagwe pytã porã. Oveve áry-rupi gwa'a. Oveve-ramo, "Kaa! Kaa!" he'i. Heta oĩ gwa'a ka'agwy-rupi.[1]

Guaraní:

Reguatáramo ka'aguýre rehecháta gua'a pytã. Hague pytã porã. Oveve yvatetere'i yvágare. Ovevẽro "Kaa! Kaa!" he'i. Heta oĩ gua'a pytã ka'aguýre.

Português:[1]

Quando você passeia no mato, você vê a arara. A plumagem dela é dum vermelho bonito. A arara voa no céu. Quando voa, grita "Kaa! Kaa!" Há muitas araras no mato.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. a b Te'ýi nhe'ẽ. 5 Cartilha Kaiwá, pg 2.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]