Língua dari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O dari ou afegão persa é o nome local da língua persa no Afeganistão. Ali é referido como Fārsi-ye-Dari ou "persa da Casa", rememorando as origens da língua moderna a partir daquela falada na Corte Real persa, onde a língua era usada como meio oficial de registro dos atos de governo. É a principal língua do país, falada por 50%[1] da população, principalmente no norte e noroeste do país, e também em Cabul. É a principal língua dos povos tadjiques, hazará e chahar aimak. A língua serve como meio de comunicação entre diferentes povos do Afeganistão.

A sintaxe dari não difere muito do persa iraniano, chamado farsi, embora o acento forte seja menos expressivo no persa afegane do que no persa iraniano. Muitos lingüistas não consideram o dari como uma língua ou um dialeto à parte; eles o consideram a língua escrita, enquanto o farsi é a língua falada (o persa falado, composto de vários dialetos). Dentre os motivos para isto estão:

  • o dari existe há séculos, antes mesmo de existir o Afeganistão;
  • o termo é usado por estudiosos iranianos e Tadjiquistão para se referir à língua persa;
  • afegane, em seu sentido original, refere-se somente aos pachtuns, que não falam o persa, mas a língua pachto
  • a língua falada no Afeganistão é diferente da falada pelos zoroastrianos que vivem em Yazd e Kerman, no Irã, a qual é também chamada de dari ou gabri
  • muitos falantes de dari são também capazes de falar e entender línguas de países vizinhos, tais como a Índia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Afghan Persian or Dari (official) 50%, The World Factbook (CIA). 2012-11-27.