Língua gestual queniana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Língua de Sinais Queniana
Utilizado em: Quénia
Total de usuários: Cerca de 600.000
Família: Relacionada à Língua Gestual Belga, à BSL, e à ASL
Códigos de língua
ISO 639-1: nenhum
ISO 639-2: sgn (Sinais)
ISO 639-3: xki
Lista de Língua de Sinais

A Língua Gestual Queniana (no Brasil: Língua de Sinais Queniana) é a língua gestual da comunidade surda no Quénia,[1] usada nesse país por uma população surda de cerca de 600.000 pessoas.

Junto com a Língua Gestual Queniana, inúmeras outras línguas gestuais têm vindo a ser usadas e ensinadas em escolas do Quénia, por professores estrangeiros: A Língua Gestual Belga, a BSL, a ASL e até a Língua Gestual Coreana; no entanto, e de qualquer maneira, é provável que nessas mesmas escolas, os alunos continuem a usar a Língua Gestual Queniana.

O seu alfabeto dactilológico baseia-se quase exclusivamente na ASL, contudo, em anos anteriores, o alfabeto da BSL chegou a ser usado.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Actualmente, a Língua Gestual Queniana ainda não tem estatuto legal no Quénia. Existem muito poucos intérpretes e esses, raramente estão disponíveis para interpretações necessárias.

Em 1991 foi publicado um dicionário em Língua Gestual Queniana.

A Língua Gestual Queniana não é usada nos 35 colégios internos para alunos surdos do Quénia, de forma geral, apesar de essa ser a sua língua materna. Esses alunos são ensinados através do Inglês e da Língua swahili.

Referências

  1. CARVALHO, Paulo Vaz de (2007). breve História dos Surdos no Mundo. [S.l.]: SurdUniverso. 140 páginas 

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]