Glaciar Drygalski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Língua glaciar Drygalsk)
Glaciar Drygalski
Glaciar Drygalski
O aicebergue C-16 colide com a língua de gelo Drygalski em 30 março de 2006.
Tipo Glaciar costeiro
Localização Dependência de Ross - Antártico
Comprimento 70 km
Glaciar Drygalski está localizado em: Antártica
Glaciar Drygalski

O glaciar Drygalski ou barreira Drygalsk ou língua glaciar Drygalsk é um glaciar costeiro situado na Antártida, localizado na costa de Scott, a norte do estreito de McMurdo na dependência de Ross, 240 km a norte da ilha de Ross. Bastante estável, o glaciar Drygalski estende-se por 70 km pelo mar a partir do glaciar David.

O capitão Robert Falcon Scott, líder da Expedição Discovery (1901-1904), descobriu a língua de gelo Drygalski em janeiro de 1902, e deu-lhe o nome do professor Erich von Drygalski, um explorador alemão.

Entre março e abril de 2005, um icebergue de 3.000 km2 designado por B-15A atingiu a língua partindo-a em duas partes, cada uma com 70 km2 de superfície.

No final de março de 2006, outro aicebergue[1] vindo da plataforma de gelo Ross, designado por C-16, atingiu a língua partindo mais um parte, com mais de 100 km2.

Referências

  1. Priberam. «Significado / definição de aicebergue no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». Dicionário da Língua Portuguesa. Consultado em 26 de setembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]