Língua hatita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Hatita
Falado em: Anatólia
Total de falantes: Língua extinta
Família: Língua isolada
 Hatita
Códigos de língua
ISO 639-1: -
ISO 639-2: -
ISO 639-3: xht

O hatita foi uma língua não indo-europeia falada na Ásia Menor entre o III e o II milénio a.C., antes do surgimento dos Hititas.

Os Hititas, que falavam uma língua indo-europeia (ver língua hitita), aculturaram os falantes do hatita, mas continuaram a usar a língua em contextos litúrgico. Foi teorizado que o hatita estaria relacionado com as línguas caucasianas do noroeste (família circasiana), mas a sua posição na hipotética família das línguas caucasianas setentrionais ainda está em debate entre os linguistas.

Os temos "hatita" e "hitita" são modernos, e ambos derivam da mesma palavra: o antigo nome da região na que ambas culturas floresceram, que foi reconstruido como Hatti na língua hitita. O termo "hitita", tomado do etnónimo bíblico «heteu», foi-lhe atribuído nos inícios do século XX à cultura mais recente e à sua língua indo-europeia; o termo «hatita» começou a ser empregue décadas depois para a cultura mais antiga e para a sua língua não indo-europeia. Ainda se desconhece o que os Hatitas se auto-designavam e à sua língua.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.