Língua itelmen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Itelmen (итэнмэн Itənmən)
Falado em: Rússia
Região: Península de Kamchatka
Total de falantes: menos de 100
Família: Chukotko-Kamchatkana
 Sul
  Itelmen
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: mis
ISO 639-3: itl

Itelmen, também conhecida antas como Kamchadal, é uma língua do grupo das Chukotko-Kamchatkanas tradicionalmente falada na Península de Kamchatka hoje por menos de cem pessoas nativas (1993), sendo a maioria de idosos de assentamentos no sudoeste do “Okrug” Autônomo da Koriakia. O Censo Russo de 2002 contou 3.180 Itelmenes, sendo quease todos hoje falam apenas o russo. Há, porém, esforços para reviver a língua e mantê-la, estando sendo ensinada em escolas da região.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Itelmene não apresenta similaridades com nenhuma outra das Chukotko-Kamchatkana, formando um ramo distinto do sul. Alguns lingüistas inclusive questionam esse relacionamento, admitindo que a mesma possa ser uma língua “isolada”. Ela tem algumas similaridades em Morfologia com a línguas Chukchi e Koryaque, as quais formam o ramo Norte das Chukotko-Kamchatkanas, mas com evidentes contrastes no que se refere à Fonologia. Havia originalmente três dialetos Itelmene, ou mesmo seriam línguas similares mas diversas, no Oeste, Leste e Sul Península de Kamchatka. Hoje, porém, sobrevivem apenas duas versões, Sedanka e Xajrjuzovo (Ukä). do Oeste Itelmen.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente Itelmene era falada por toda Kamchatka, talvez também ao norte das Ilhas Curilas. Vladimir Atlasov, militar que anexou Kamchatka à Rússia em 1697 e estabeleceu bases militares na região, avaliou que havia na época cerca de 20 mil Itelmenes étnicos. O explorador Stepan Krasheninnikov fez a primeira descrição detalhada da língua e da cultura Itelmen e identificou os três dialetos principais e percebeu que nem todos Itelmenes se entendiam entre si.

A partir da ação de Atlasov, negociantes de peles da Rússia começaram a se estabelecer na região. Houve freqüentes conflitos entre Cossacos e Itelmenes, os quais se rebelavam contra o domínio russo. Muitos Itelmenes foram sendo forçados à conversão ao Cristianismo e até o século XIX todos foram forçados a adotar nome russos. Os casamentos inter-raciais com os russos assentados levaram à criação de uma língua Crioula chamada Kamchadal, cujos traços ainda estão presentes no dialeto russo falado em Kamchatka.

Na era da União Soviética o processo de assimilação se intensificou, as comunidades itelmenes foram transferidas de suas áreas e as crianças foram mandadas para escolas onde deviam obrigatoriamente falar russo. Por volta do final dos anos 30, o russo era o meio de instrução nas escolas, as crianças cresciam tendo o russo como sua língua primeira.

Porém, também foi a partir dessa época que o Itelmen passou a ser escrito pela primeira vez. Primeiro, em 1930, com um Alfabeto latino modificado passando a ser utilizado por povos do norte da Sibéria. Em 1932 um alfabeto Itelmen de 27 letras (mão havia o Y nem o V, mais havia o Ŋ, o Ł e o Ѣ) foi criado e extinto em 1935. Mais recentemente, um alfabeto de 32 letras com base no Cirílico vem sendo usado.

Fonologia[editar | editar código-fonte]

Itelmen tem um grande inventário fonológico, o maior dentre as Línguas chukotko-kamchatkanas com alguns grupos consonantais em certos ambientes, embora não apresente de harmonia de vogais característica das línguas chukchis e koryaks;

Volodin (1997) apresenta a seguir o inventário de consoantes, aqui mostradas nos alfabetos latino, {Alfabeto cirílico|cirílico]] e em IPA;

Bilabial Alveolar Palatal Velar Uvular
Plosiva e
Africativa
surda п /p/ т /t/ ч /ʧ/ к /k/ ӄ /q/
ejetiva п' /pʼ/ т' /tʼ/ ч' /ʧʼ/ к' /kʼ/ ӄ' /qʼ/
Fricativa /
Aproximante
surda ф /ɸ/ с /s/ х /x/ х̡ /χ/
sonora в /β/ з /z/ й /j/
Nasal м /m/ н /n/ нь /ɲ/ ӈ /ŋ/
Lateral л /l/ ль/л̡ /ʎ/
Vibrante р /r/

Em adição às consoantes acima apresentadas, alguns consideram também a Glotal “stop” /ʔ/ assim como glotais nasais tanto aproximante como lateral, dentre as quais /mˀ/, /nˀ/ e /lˀ/. 's' e 'z' podem ser fricativas post-alveolares agudas em lugar de sons somente post-alveolares fricativoas. Há ainda fonemas labializados distintos..

Há cinco fonemas vogais:/a/, /e/, /i/, /o/, and /u/ schwa ([ə]) também aparece mas sua função fonética não é clara.

Ortografia[editar | editar código-fonte]

O Cirílico utilizado aqui se segue:

А а Ă ă Б б В в Г г Д д Е е Ё ё
Ж ж З з И и Й й К к К’ к’ Ӄ ӄ Ӄ’ ӄ’
Л л Љ љ Ӆ ӆ М м Н н Њ њ Ӈ ӈ О о
Ŏ ŏ П п П’ п’ Р р С с Т т Т’ т’ У у
Ў ў Ф ф Х х Ҳ ҳ Ц ц Ч ч Ч’ ч’ Ш ш
Щ щ Ъ ъ Ы ы Ь ь Ә ә Э э Ю ю Я я

Situação atual[editar | editar código-fonte]

Itelmene é atualmente uma língua bastante ameaçada de extinção, a maior parte dos falantes tem mais de 60 anos de idade,vivendo quase que isolados. Há, porém, um movimento buscando revitalizar a língua com a confecção de material educativo. A moderna língua Itelmene é muito influenciada pelo russo em termos léxicos, fonológicos e gramaticais;

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Volodin, Aleksandr P. 1976. Itel’menskij jazyk. Leningrad: Izd. Nauka.
  • Volodin, Aleksandr P. & Klavdija N. Chalojmova. 1989. Slovar’ itel’mensko-russkij i russko-itel’menskij. Leningrad: Prosveščenie. ISBN 5-09-000106-5

Leituras adicionais[editar | editar código-fonte]

  • BOBALJIK, JONATHAN DAVID. 2006. "Itelmen Reduplication: Edge-In Association and Lexical Stratification". Journal of Linguistics. 42, no. 1: 1-23.
  • Dürr, Michael, Erich Kasten, and Klavdiya Khaloimova. Itelmen language and culture. Münster [etc.]: Waxmann, 2001.
  • Ono, Čikako, and Mėgumi Kurėbito. Tematičeskij slovarʹ i razgovornik severnogo (sedankinskogo) dialekta itelʹmenskogo jazyka = A lexicon of words and conversation phrases for the Itelmen northern dialect. Endangered languages of the Pacific rim, Series A2. Osaka: ELPR, 2003.

Referência externas[editar | editar código-fonte]