Língua jacalteca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A língua jacalteca (também popti) é uma língua maia da Guatemala falada por aproximadamente 90 000 jacaltecas no departamento de Huehuetenango e na zona do estado mexicano de Chiapas que lhe é adjacente. Popti é a designação utilizada pela Academia das Línguas Maias da Guatemala bem como pelo Congresso Guatemalteco.

A língua jacalteca tem uma sintaxe do tipo Verbo Sujeito Objecto. Como muitas das línguas ameríndias, o jacalteco tem uma complexa morfologia aglutinante e utiliza a ergatividade. Divide-se em dois dialectos, o jacalteco ocidental e o jacalteco oriental, os quais são mutuamente intelígiveis na forma falada mas não na forma escrita.

Devido à sua dissemelhança com as línguas indo-europeias, à razoavelmente saudável população linguística e à facilidade relativa de acesso à Guatemala, o jacalteco tornou-se uma língua favorita entre os estudantes de tipologia linguística.

O jacalteco oriental inclui os seguintes fonemas: a, b, c/qu, c'/q'u, ch, ch', e, i, j, k, k', l, m, n, n̈/ŋ, o, p, r, s, t, t', tx, tx', tz, tz', u, w, x, ẍ, y, e '.

 \mathbf{\ddot{n}}

Além da língua malgaxe (de Madagáscar), o jacalteco é a única língua a fazer uso de um caracter n-diérese no seu alfabeto. No jacalteco o a n-diérese representa uma consoante velar nasal (ŋ).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]