Língua khasi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Khasi
Falado em: Índia, Bangladesh
Região: Meghalaya
Total de falantes: 865,000 principalmente em Meghalaya, Índia (1997)
Família: Austro-asiática
 Mon Khmer
  Setentrional
   Khasiano
    Khasi
Estatuto oficial
Língua oficial de: Índia
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: kha
ISO 639-3: kha

A língua khasi é uma língua austro-asiática falada principalmente no estado de Meghalaya na Índia. A língua khasi é parte do grupo das línguas mon-khmer, distantemente aparentadas ao grupo munda na família austro-asiática, encontrado no centro-leste da Índia.

Embora a maioria dos 865,000 falantes do khasi se encontre no estado de Meghalaya, essa língua também é falada por grupos menores nos distritos montanhosos de Assam, que faz divisa com Meghalaya e por um considerável número de pessoas em Bangladesh, numa área próxima à fronteira com a Índia.

A língua khasi é rica em folclore e tradições, por trás de todo nome de uma montanha, rio, cachoeira, pássaro e flores há uma história.

Escrita[editar | editar código-fonte]

No passado, a língua khasi não possuía um sistema de escrita. William Carey então adotou a escrita escrita nagari oriental para a língua entre 1813 e 1838. Então foram escritos um grande número de livros em khasi utilizando a escrita nagari oriental, incluindo o famoso livro Ka Niyiom Jong Ka Khasi ou A Lei dos Khasis, que é um importante manuscrito da religião seng khasi. O missionário galês, Thomas Jones em 1841 escreveu a língua em alfabeto latino. Como resultado, a ortografia da língua em caracteres latinos é bastante similar à ortografia galesa. Como foi mais fácil de se adaptar à língua khasi, o alfabeto latino foi adotado.

Alfabeto[editar | editar código-fonte]

  • Maiúsculas A, B, K, D, E, G, Ng, H, I, Ï, J, L, M, N, Ñ, O, P, R, S, T, U, W, Y.
  • Minúsculas a, b, k, d, e, g, ng, h, i, ï, j, l, m, n, ñ, o, p, r, s, t, u, w, y.