Língua mukha dora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mukha Dora
Falado em:  Índia
Região: Andhra Pradesh;
Total de falantes: 30 mil (2001)
Família: Dravídica
 Dravidiana Sul-Central
  Gondi-Kui
   Konda-Kui
    Kon [fam6=ainda em pesquisa
     Mukha Dora
Escrita: própria
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: mkr

A língua Mukha Dora é um idioma dravidiano falado em areas tribais de Visakhapatnam, Srikakulam e Godavari em Andhra Pradesh, havendo falantes também dispersos em Orissa Advasi.

Falantes[editar | editar código-fonte]

Os Mukha Dora são pouco mais de 40 mil, dos quais cerca de 30 milo falam essa língua. A maioria fala também o telugu e há também os que falam o Adivasi oriá. Como 2ª língua apresenta um índice de alfabetização de 34% a 42%. São em sua maioria hinduístas com sincretismo com sua religião tradicional.

A língua é também conhecida como Conta-Reddi, Mukha Dhora, Nooka Dora, Nuka-Dora, Reddi, Reddi-Dora e Riddi.

Escrita[editar | editar código-fonte]

Recentemente, uma escrita própria para a língua foi desenvolvida pela professora S. Prasanna Sree[1] da Universidade de Andhra, Visakhapatnam, Andhra Pradesh. Prasanna Sree desenvolveu escritas com base em escritas indianas já existentes para certos sons comuns a outras línguas locais, porém com diferentes conjuntos de caracteres para cada uma das línguas relacionadas, tais como o bagatha, o jatapu, o kolam, o konda-dora, o porja, o koya, ogadaba, o kupia, o kurru, Lambadi e outras.

  • Possui 12 sons vogais com símbolos para vogais que, conforme a simbologia, podem ser isoladas (no início da sílaba) ou conjuntas: a aa e ee u uu ae aaae i o oo ou aum auh
  • e 18 sons consonantais, que podem ser curtos ou longos (símbolos diferenciados): ka gha gna cha já ta da tha dha na pa bha ma ya ra la va sa ha

Referências