Língua piemontesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Piemontês (Piemontèis)
Falado em: Itália
Região: Piemonte
Total de falantes: Mais de 2 milhões
Família: Língua indo-européia
 Línguas itálicas
  Línguas românicas
   Línguas galo-itálicas
    Piemontês
Estatuto oficial
Língua oficial de: -
Regulado por: -
Códigos de língua
ISO 639-1: -
ISO 639-2: roa
Piedmontese linguistic map

A língua piemontesa (piemontèis na língua piemontesa, piemontese na língua italiana) é uma língua com mais de dois milhões de falantes no Piemonte (norte de Itália).

Classificação[editar | editar código-fonte]

O piemontês pertence ao grupo das Línguas românicas, como o francês, o occitano e o catalão entre outras, sendo cercado geográfica e linguisticamente pelas línguas regionais do norte da Itália - lombardo, emiliano-romanholo, lígure e vêneto - de acordo com a classificação etnológica constitui o grupo das línguas galo-itálicas, conhecidas também como cisalpinas. Linguistas de grande prestígio do mundo inteiro (Einar Haugen, Hans Göbl, Helmut Lüdtke, George Bossong, Klaus Bochmann, Karl Gebhardt, Guiu Sobiela Caanitz, Gianrenzo P. Clivio) reconhecem o piemontês como língua independente. A Itália reconhece o piemontês como língua regional.

No mundo[editar | editar código-fonte]

O piemontês era a primeira língua dos emigrantes que deixaram o Piemonte, no período 1850-1950, para França, Brasil, Argentina e Uruguai.

Alfabeto[editar | editar código-fonte]

Enquanto que o alfabeto italiano oficial tem apenas 21 letras (é o Alfabeto latino sem as letras J, K, W, X, Y), o Alfabeto Piemontês apresenta mais três letras: Ó, Ë, J ("i" longa).

Como exemplo, considere-se um dos mais importantes clubes de Futebol da Itália, a Juventus ("La Juve"), cuja inicial é a letra J. Isso se explica pois o clube é de Turim, Piemonte, onde a língua local, ao contrário do Italiano, utiliza normalmente o "J"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.