Língua shelta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Shelta
Falado em: Irlanda, Pavee
Total de falantes: 86.000
Família: mistura de línguas baseadas na língua irlandesa
 Shelta
Escrita: Alfabeto latino
Estatuto oficial
Língua oficial de: em nenhum país
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: sth

Shelta (também conhecida como Gammen, Sheldru, Pavee, Caintíotar ou simplesmente "The Cant") é uma língua falada pelo povo irlandês Pavee. Foi muitas vezes utilizada para ocultar o significado daqueles fora do grupo. A linguagem é encontrada em toda a Irlanda, mas é mais concentrada no Sudeste do país.

Shelta é baseada numa escala originalmente irlandesa com algumas influências do inglês. Shelta porque provém de versões mais antigas do irlandês, era originalmente parte do ramo Goidelic da família da língua celta. No entanto, a sua sintaxe é baseada principalmente no inglês e tem sido fortemente influenciada por outras línguas não-celtas. Como resultado, Shelta tem um carácter muito diferente de outras línguas célticas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.