Língua temne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
temne (ˌtˑeˈmnɛ)
Outros nomes: themne, timne
Falado em: Serra Leoa Serra Leoa
Total de falantes: 1,200,000 (1989).
Família: Nigero-congolesa
 Atlântico-Congo
  Atlântico
   Mel
    temne
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: tem
ISO 639-3: tem

O temne (também conhecido como 'themne' ou 'timne'; [ˌtˑeˈmnɛ]) é uma língua da subfamília atlântica falada em Serra Leoa por aproximadamente 2 milhões de falantes,ou mais de 30% da população desse país. O temne também é língua franca 1,500,000 vivendo em áreas próximas ao território do povo temne.

O temne é uma língua tonal, sendo uma das línguas indígenas mais faladas em Serra Leoa. O temne está relacionado às línguas baga, faladas na Guiné e ao sherbro falado em Serra Leoa. Os falantes do temne vivem em sua maioria no na Província do Norte e oeste de Serra Leoa (área de Freetown), os falantes do temne também podem ser encontrados nos 12 distritos de Serra Leoa. Também há temnes em diversos outros países da África Ocidental,como Guiné e Gâmbia. Alguns temnes também migraram para a Grã Gretanha, EstadosUnidos e Egito. Muitos dos temnes são educados; pessoas de negócios, fazendeiros e pescadores na costa; o islamismo é a religião dominante.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bai-Sharka, Abou (1986) Temne names and proverbs (Stories and songs from Sierra Leone vol. 19). Freetown: People’s Educational Association of Sierra Leone.
  • Turay, Abdul Karim (1989) Temne stories. Köln: Rüdiger Köppe Verlag.
  • Wilson, W.A.A. (1961) An outline of the Temne language. London: University of London / SOAS.
  • Yillah, M. Sorie (1992) Temne phonology and morphology [Unpublished thesis. New York: City University of New York]. Ann Arbor: UMI.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]