Línguas indo-arianas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

As línguas indo-arianas ou línguas indo-áricas, faladas principalmente no subcontinente indiano, constituem um subgrupo do ramo das línguas indo-iranianas, pertencentes às línguas indo-europeias.

Alguns autores, para evitarem o termo "ariano", preferem chamar-lhes línguas índicas. Note-se que, no contexto da linguística, o termo "índico", não tem cariz geográfico: algumas línguas faladas na Índia, que não pertencem ao ramo indo-europeu, não pertencem, neste sentido, às línguas índicas, enquanto que o superestrato indo-ariano no Mitanni se refere a uma língua índica usada por um povo que não chegou a estabelecer-se no subcontinente indiano.

A SIL International, em 2005, estimava que existissem cerca de 209 variedades linguísticas, sendo as maiores, em termos de número de falantes nativos, o hindustâni (incluindo o hindi e o urdu, com cerca de 540 milhões), o bengali (com cerca de 200 milhões), o panjabi (com cerca de 100 milhões), o marata (com cerca de 70 milhões), o guzerate (cerca de 45 milhões), o nepali (com cerca de 40 milhões), o oriya (com cerca de 30 milhões), e o sindi (com cerca de 20 milhões), perfazendo um número total de cerca de 900 milhões de falantes.

Lista de línguas indo-arianas[editar | editar código-fonte]

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • JAIN, Dhanesh; CARDONA, George, The Indo-Aryan languages. Londres, 2003 Routledge. ISBN 0-7007-1130-9.
  • MASICA, Colin P. The Indo-Aryan languages. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 0-521-23420-4.
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.