Lívila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lívila (irmã de Cláudio))
 Nota: Para a sobrinha de Lívila, veja Júlia Lívila.
Claudia Lívia Julia
Nascimento 13 a.C.
  Lugduno, Gália, Império romano
Morte 31 d.C. (44 anos)
Cônjuge Caio César
Druso Júlio César
Descendência Júlia
Tibério Gêmelo
Tibério Cláudio César
Germânico II Gêmelo
Pai Nero Cláudio Druso
Mãe Antônia, a Jovem

Lívia Júlia ou Lívila (ca. 13 a.C.31) foi a única filha de Nero Cláudio Druso e Antónia Minor. Era irmã de Germânico e do imperador Cláudio.

História[editar | editar código-fonte]

Lívila foi casada por duas vezes, primeiro em 1 a.C., com Caio César, neto e então potencial sucessor de César Augusto; depois, com o primo Druso Júlio César, filho do futuro imperador Tibério.

Depois da morte de Druso em 23, Sejano, prefeito da guarda pretoriana ofereceu-se para casar com Lívila. Foi no entanto vetado por Tibério devido à sua origem humilde. No entanto, Lívila acabou por se tornar amante e companheira de intrigas de Sejano. Em 31, quando o plano de assassinar Tibério foi revelado por Antónia sua mãe, Lívila partilhou o destino de Sejano e foi também executada. Sofreu a maior penalidade para um nobre romano, o Damnatio memoriae, a sua memória foi declarada nefasta e os seus registos apagados da família imperial. No meio da degradação pública do seu nome, sugeriu-se que tivesse sido ela a responsável pela morte de Druso e culparam-na também de alegado envenenamento.

Família[editar | editar código-fonte]

Lívila se casou com Druso, o Jovem e teve dois filhos:


Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.