Lúcio Domício Enobarbo (cônsul em 16 a.C.)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lúcio Domício Enobarbo (nascido antes de 36 a.C.25) foi um político e militar romano que viveu durante os primeiros anos do imperador Augusto.

Enobarbo era o único filho de Cneu Domício Enobarbo, cônsul em 32 a.C. e Emília Lépida. A sua mãe era parente por linha paterna do triumviro Marco Emílio Lépido. A sua avó paterna foi Pórcia Catão, irmã do grande político republicano Marco Pórcio Catão.[1]

Enobarbo foi recompensado com as honras triunfais ao penetrar na Germânia, proeza que ninguém tinha feito antes de ele. Durante a sua juventude foi um destacado auriga. Suetônio descreve-o como um homem arrogante, extravagante e cruel. Enobarbo foi eleito edil, pretor e cônsul. Durante o seu pretorado e consulado estabeleceu que cavaleiros e mulheres casados deviam participar em representações teatrais. Enobarbo disfutou apresentando combates de gladiadores e caças de animais selvagens. No testamento do imperador Augusto, Enobarbo foi designado para herdar os aprestos domésticos do finado imperador.

Lúcio casou-se com a sobrinha de César Augusto, filha da sua irmã Octávia a Menor e o triúnviro Marco Antônio. Futo do matrimônio nasceram três filhos, Domícia Lépida Maior, Cneu Domício Enobarbo e Domícia Lépida Menor. Morreu em 25. Foi avô paterno do imperador Nero.

Na Ara Pacis (altar da época Augusta), aparecem Cneu Domício Enobarbo e a sua filha Domícia. A mulher atrás de Domícia e Domício é a mãe do segundo, Antônia a Maior. Junto a Antônia a Maior aparece o seu marido, Lúcio Domício Enobarbo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Árvore genealógica baseada no texto e nos artigos dos personagens citados. Por simplificação, não são mostrados irmãos de Lúcio Domício Enobarbo (cônsul de 16 a.C.):

Marco António Crético
 
Júlia Antônia
 
 
 
Caio Otávio Turino
 
Ácia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Marco António
 
 
 
 
 
 
 
Octávia
 
Cneu Domício Enobarbo
 
Emília Lépida
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Antónia, a Velha
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lúcio Domício Aenobarbo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Domícia
 
 
Cneu Domício Enobarbo
 
 
Domícia Lépida
 
 
 

Fontes[editar | editar código-fonte]

Referências