L'Orfeo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
L'Orfeo
Orfeu
Idioma original Italiano
Compositor Claudio Monteverdi
Libretista Alessandro Striggio
Tipo do enredo Fantástico
Número de atos 5
Número de cenas 5
Ano de estreia 1607
Local de estreia Academia degl'Invaghiti, Mântua

L'Orfeo, favola in musica é uma das primeiras obras catalogadas como ópera - é uma ópera de 5 atos precedidos de um prólogo. Foi composta por Claudio Monteverdi sobre libreto de Alessandro Striggio. A sua estreia foi na Academia degl'Invaghiti em Mântua, em fevereiro de 1607 e no Teatro da Corte de Mântua. Foi publicada em Veneza em 1609.

Personagens

Orfeu (Usou sua linda voz e sua música para resgatar sua amada no Tártaro) tenor
Euridice (foi picada por uma serpente e foi para o Tártaro. Orfeu tenta resgatá-la) soprano
Apollo (pai de Orfeu) barítono
Plutão (rei do Tártaro e deus do submundo) baixo
Proserpina (rainha do Tártaro e esposa de Plutão) soprano
O Espírito da Música (canta somente no prólogo) soprano
Caronte (protetor da entrada do Tártaro) baixo
Silvia (uma mensageira) soprano
Esperança soprano

Sinopse

Óperas de Claudio Monteverdi

L'Orfeo (1607)

L'Arianna (1608)

Il ritorno d'Ulisse in patria (1640)

L'Incoronazione di Poppea (1642)

A ópera baseia-se no antigo mito helênico de Orfeu, que tenta resgatar sua amada Eurídice no Tártaro, onde governa Hades.

O "Espírito da Música" explica o poder da música, e especificamente o poder de Orfeu, cuja música é tão poderosa que é capaz de mudar a atitude dos próprios deuses.

Ato I

Orfeu e Euridice comemoram a chegada do dia do casamento

Ato II

Orfeu recebe a terrível notícia de que Euridice tenha morrido com a picada de uma serpente, então ele resolve ir até o Tártaro para poder resgatar a sua amada. Ele fala como a felicidade humana é passageira.

Ato III

Esperança acompanha Orfeu à entrada do Tártaro. Orfeu encontra Caronte , o guardião do Tártaro, e tenta hipnotiza-lo com a beleza de seu canto para poder passar. Não conseguindo, ele tenta novamente, mas desta vez utiliza sua lira, desta vez Caronte cai de sono e Orfeu passa por ele para chegar ao Tártaro.

Ato IV

Prosérpina, a rainha do Tártaro e esposa de Plutão, é comovida pela música de Orfeu e, com isso, Plutão, rei do Tártaro, deixa Eurídice ir. Mas Plutão só a libera com uma condição: que Orfeu não olhe para trás onde segue Eurídice. Plutão libera a amada de Orfeu. Assim Orfeu e sua amada Eurídice se retiram do Tártaro, para irem para a Terra, mas num momento de fraqueza humana, Orfeu olha para trás e vê o ombro de Eurídice. Então, sem tempo para começar a olhar o rosto de Eurídice, ela é fulminada e volta como fantasma para o Tártaro.

Ato V

Orfeu é consumido pela dor, e Apollo, o seu pai, vem do céu para levar seu filho, onde lá ele poderá ver para sempre a imagem de Euridice no céu, formada pelas estrelas.

Orquestração

Apesar da orquestração aqui apresentada, geralmente a instrumentação varia entre fontes (livros, manuscritos), e também varia com o seu executante.