L'après-midi d'un faune (balé)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nijinski como o fauno, retratado por Léon Bakst.

L'après-midi d'un faune é um balé, inicialmente coreografado por Vaslav Nijinski para os Ballets Russes, tendo por fundo o Prélude à l'après-midi d'un Faune de Claude Debussy, e que recebeu posteriormente duas outras coreografias. Todas têm por base o poema A Tarde de um Fauno, do poeta francês Stéphane Mallarmé

O Fauno de Nijinski[editar | editar código-fonte]

A primeira apresentação do balé deu-se no Théâtre du Châtelet, em Paris, no dia 29 de maio de 1912, e o próprio Nijinski dançou o papel principal. Além da cena descrita no poema de Mallarmé, uma pequena centa introdutória foi acrescida.

Argumento[editar | editar código-fonte]

Numa pequena colina um fauno desperta, toca sua flauta e come algumas uvas. Surge um pequeno grupo de três ninfas, seguida por outro grupo com uma ninfa principal, que balança um lenço. Elas dançam no centro do palco, atraindo a atenção do fauno que as persegue enquanto fogem, ficando apenas a ninfa principal. Ambos bailam até que também ela escapa, deixando seu lenço aos pés do fauno; ele o pega, enquanto três outras ninfas procuram recuperá-lo. O fauno retorna para o monte contemplando fascinado o objeto. Então, colocando-o ao chão, deita-se sobre um pano.1 .

Outros balés[editar | editar código-fonte]

A Tarde de um Fauno foi coreografado, em 1953 por Jerome Robbins, no City Center of Music and Drama de Nova Iorque. Teve cenografia e iluminação por Jean Rosenthal, e figurino de Irene Sharaff.

A terceira versão usou materiais diferentes dos de Nijinski, e foi feita pelo coreógrafo Tim Rushton, estreando em fevereiro de 2006 no Orange County Performing Arts Center, em Costa Mesa, Califórnia.

Referências

  1. Jean-Michel Nectoux (dir.), "Nijinsky, prélude à l'Après-midi d'un faune", ed. Adam Biro, Paris, 1989 (ISBN 2-87660-056-0), p. 22.
    O argumento do programa da versão dos Ballets Russes foi escrito por Jean Cocteau.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.