L'assedio di Siracusa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
O cerco de Siracusa
L'assedio di Siracusa (ITA)
Le siège de Syracuse (FRA)

 Itália- França
1960 • cor • 97 min 
Direção Pietro Francisci
Roteiro Pietro Francisci
Giorgio Graziosi
Elenco Rossano Brazzi
Tina Louise
Sylva Koscina
Enrico Maria Salerno
Género épico
Idioma italiano
Página no IMDb (em inglês)

O cerco de Siracusa é uma co-produção cinematográfica ítalo-francesa, filmada nos estúdios Cinecittà (Itália), com música de Angelo Francesco Lavagnino, tendo por tema central a vida do matemático helênico, Arquimedes.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No tempos da Segunda Guerra Púnica, quando Anibal passeava pela Itália, humilhando os orgulhosos romanos, a cidade helênica de Siracusa (Sicília), que lutara ao lado de Roma na Primeira Guerra, rompeu a aliança, aderindo a Cartago. Por conta disso, uma frota romana, comandada por Marcelo, assediou a cidade durante 3 anos, conseguindo tomá-la, apesar das armas mirabolantes concebidas pelo gênio de Arquimedes. Quando a cidade caiu, o sábio foi morto por um estúpido legionário, que não o reconheceu.

Sobre esse pano de fundo histórico, o diretor e roteirista, Pietro Francisci, permitiu-se criar uma ficção romântica, cujo eixo central é a paixão de Arquimedes pela bailarina Artemis. Drogada e raptada, ela perde a memória e é levada para Roma, onde Marcelo a toma como esposa, apesar dela esperar um filho de Arquimedes.

Anos depois, quando Arquimedes (que se casara com Clio, uma das filhas do rei Hierão) visita Roma, como embaixador de Siracusa, os amantes se reencontram e Artemis recupera a memória perdida. O casal quer voltar junto para a Sicília, porém Marcelo se opõe.

Afinal, estoura a guerra, e é Marcelo quem comanda a frota romana que assedia Siracusa, enfrentando as armas que o sábio matemático concebe para defender a cidade. E quando o romano morre, durante o cerco, seu lugar é ocupado por seu filho adotivo, que é, na verdade, filho de Arquimedes.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o