L'avant-scéne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
L'avant-scéne
Autor Pierre-Auguste Renoir
Data 1874
Técnica Óleo sobre tela
Dimensões 127 cm × 92 cm
Localização Universidade de Londres

L'avant-scéne ou La loge, em português, O Camarote, é uma pintura de Pierre-Auguste Renoir. É uma das mais iconográficas imagens associadas à pintura do Impressionismo, especialmente à pintura efémera de Renoir.

Foi realizada a óleo sobre tela em 1874, e pertence à colecção da Universidade de Londres, existindo também uma cópia menor da mesma obra-prima pertencente a uma colecção privada.

A imagem descreve um casal burguês sentado no seu camarote na ópera de Paris. Renoir pinta uma figura feminina que olha directamente para o espectador, e num plano mais recuado, o seu acompanhante masculino olhando pelo binóculo o resto da assistência. O retrato é o primeiro de uma série da mesma tipologia, baseada em retratos femininos, especialmente.

A obra encarna perfeitamente o espírito da pintura de Renoir, primando pela aparência imaculada da retratada, o retrato do quotidiano burguês e a instropectividade da cena. Esta tela terá sido também uma das influências na concepção de Le bal du moulin de la galette.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.