LDN (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
"LDN"
Single de Lily Allen
do álbum Alright, Still
Lado B "Nan, You're a Window Shopper", "A New Flame", "Naive"
Lançamento Reino Unido 25 de Setembro de 2006
Formato(s) CD Single, download digital
Gravação 2006
Gênero(s) Pop, ska
Duração 3:10
Composição Lily Allen, Future Cut, Tommy McCook
Produção Future Cut
Cronologia de singles de Lily Allen
Último
Último
"Smile"
(2006)
"Littlest Things"
(2006)
Próximo
Próximo

"LDN" (abreviação de Londres em inglês) é uma canção da cantora e letrista britânica Lily Allen que foi lançada como single em sua terra natal em 25 de setembro de 2006. A canção, presente no álbum Alright, Still, foi co-escrita em parceria com Future Cut e apresenta um sample de "Reggae Merengue", escrita por Tommy McCook. A canção foi lançada originalmente no Reino Unido numa edição limitada em disco de vinil (apenas 500 cópias) ao lado de "Knock 'Em Out", outra canção do álbum. A canção foi lançada comercialmente em setembro após o sucesso do primeiro single de Allen, "Smile", e atingiu a sexta posição na parada britânica.

Informação[editar | editar código-fonte]

Letra[editar | editar código-fonte]

"LDN" é a forma como os britânicos se referem à cidade de Londres na linguagem de mensagens de texto via celular. Na letra da canção, Allen descreve um passeio de bicicleta na cidade após ter perdido a carteira de habilitação por imprudência. Com sua melodia alegre, a letra parece, num primeiro momento, descrever a cidade como sendo adorável, enquanto na verdade descreve uma realidade não tão glamourosa do lugar.

Vários episódios da vida urbana descritos sugerem que as coisas não são aquilo que parecem. A cantora alerta os ouvintes: "Quando você olha com seus olhos tudo parece legal, mas se olhar de novo verá que é tudo mentira" ("When you look with your eyes everything seems nice, but if you look twice you can see its all lies"). Entretanto, Allen julga as cenas como "impagáveis" e afirma, sarcasticamente: "Porque eu iria querer estar em outro lugar?" ("Oh why would I wanna be anywhere else?").

A letra da canção parece ser inspirada no poema "Londres" de William Blake, que analisa a cidade sob um viés semelhante.

Música[editar | editar código-fonte]

"LDN" é uma canção de ska composta no tom de maior. A canção é escrita em marca de tempo e se movimenta em 100 batidas por minuto. Apresenta uma guitarra usando uma progressão de nota dominante-tônica.

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Dois videoclipes foram feitos para promover "LDN": o primeiro é de baixo orçamento e foi gravado para o lançamento limitado da canção, já o segundo foi gravado para o lançamento comercial da canção como single. O primeiro video mostra Allen andando de bicicleta por Londres e se enfoca nos aspectos positivos da cidade, apesar da letra da canção. Já o segundo tem mais a ver com a letra da canção por mostrar duas realidades que se chocam no final.

Posição nas paradas[editar | editar código-fonte]

Parada musical (2006) Melhor
posição
Irlanda 21
Nova Zelândia 23
Reino Unido 6
Suíça 88
Parada musical (2007) Melhor
posição
Austrália 39
Brasil 43


Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.