LEGO Space

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
LEGO Space, conjunto 483.
LEGO Space, linha UFO.

LEGO Space é um tema dos brinquedos LEGO. Foi lançado originalmente em 1978, mesmo ano de lançamento dos temas LEGO Castle e LEGO City, e das minifig, alcançando enorme popularidade.

História[editar | editar código-fonte]

Conjuntos LEGO com o tema "Espaço" já haviam sido lançados isoladamente, como por exemplo o Módulo Lunar (Conjunto 565), em 1975. Entretanto, a partir de 1978, na esteira da popularidade das séries de televisão de ficção-científica, populares na década de 1970, a empresa dedicou-lhe um tema, inicialmente composto por conjuntos relativamente simples, hoje conhecidos como "Classic Space" (identificável pelas suas minifigs, cujos capacetes não possuíam viseira).

O tema popularizou-se, uma vez que permitia a construção de diversos outros modelos de espaçonaves mais ou menos complexas, evoluindo com o tempo. Até hoje existem comunidades de AFOLs que se dedicam a este tema, alçada à categoria de "febre" após o lançamento da linha LEGO Star Wars em 1999.

O tema foi explorado em diversas linhas, a partir de meados da década de 1980, com o lançamento dos conjuntos Futuron. Pouco depois, em sequência, surgiram os conjuntos Space Police 1 e Blacktron 1, que alguns consideram a gênese de um maniqueísmo na filosofia do brinquedo, ao personificar a "luta do bem contra o mal". Essa filosofia prosseguiria com o lançamento dos conjuntos M-Tron, Blacktron 2 e Space Police 2, aos quais se somariam posteriormente os Ice Planet 2002 e Spyrius (que subsituiram os dois primeiros), e ainda os conjuntos Exploriens e UFO. O último lançamento da linha foram os conjuntos Insectoids, em 1998.

No ano seguinte (1999), foi lançada a primeira linha do tema franquiado LEGO Star Wars, com base na trilogia original. Este lançamento inicial ainda era baseado em muitas das peças "tradicionais", o que limitavam o design dos modelos. Essa limitação foi superada nos anos seguintes com o design de novas peças, o que inclusive viria a trazer diversas versões de uma mesma nave.

Linhas do tema[editar | editar código-fonte]

Em ordem alfabética:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]