Laços de Sangue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o livro de Sidney Sheldon, veja Bloodline (livro).
Laços de Sangue
Blood Ties (EN)
Legàmi (IT)
Liens de Sang (FR)
Laços de Sangue
A novela da nossa gente
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama, Romance, Suspense, Comédia
Duração 60 minutos
Criador(es)
Elenco
País de origem Portugal
Idioma original português
Episódios 322
Produção
Diretor(es)
  • Bruno José e Patrícia Sequeira
  • Carla Chambel e Inês Rosado (elenco)
Produtor(es)
Tema de abertura "Estou Além", por Ana Vieira
Exibição
Emissora original
Formato de exibição
Transmissão original 13 de setembro de 2010 – 2 de outubro de 2011
Cronologia
Perfeito Coração
Rosa Fogo

Laços de Sangue é uma telenovela portuguesa, a primeira resultante da parceria SIC e Rede Globo exibida de 13 de setembro de 2010 a 2 de outubro de 2011, substituindo mais tarde, Perfeito Coração e sendo substituída por Rosa Fogo. Foi escrita por Pedro Lopes, contando com a supervisão de Aguinaldo Silva.

Conta com Diana Chaves, Joana Santos e Diogo Morgado nos papéis principais.

A novela ganhou o Emmy Internacional de melhor telenovela de 2011.[1]

No Brasil, foi reexibida pela SIC Internacional, de terça a sexta, desde 2 de fevereiro de 2015, às 18h30, com horário alternativo às 23h00 (horário de Brasília).

Na SIC a telenovela foi reexibida de 10 de outubro de 2016 a 3 de novembro de 2017, substituindo Dancin' Days e sendo substituída por Sol de Inverno.

Produção[editar | editar código-fonte]

  • Trata-se do filho primogénito fruto do casamento entre a estação de Carnaxide e o canal brasileiro. Os sotaques misturam-se nas gravações de Laços de sangue que resulta dos elos de irmandade entre dois países e que mobiliza equipa da SP Televisão.

A convocatória para a comunicação social assistir às filmagens e conversar com alguns rostos do elenco era explícita. A meio da manhã, a imprensa deveria estar reunida nas instalações da produtora SP Televisão, perto do Cacém, na área metropolitana de Lisboa. E assim foi.

Carta branca para privar com as câmaras, só mesmo para aqueles que trabalham com outras que tais: os fotógrafos. Aos redactores coube esperar, sobretudo para chegar à fala com Diana Chaves, que protagoniza Laços de Sangue.

  • Laços de Sangue é uma história enraizada na realidade portuguesa, com dramas e conflitos próprios de uma sociedade contemporânea, mas aonde o amor continua a ter papel central na vida de qualquer um. Uma novela de mulheres fortes, que, contra todas as adversidades, decidiram arregaçar as mangas e lutar pelo sonho em que acreditam. Gravada em cenários bem portugueses como Viana do Castelo, Lago do Alqueva e o Mercado da Ribeira, em Lisboa, a história de Laços de Sangue terá ainda cenas gravadas no Rio de Janeiro e ambientadas na Amazónia.
  • Pela primeira vez, a SIC e a TV Globo assinam um acordo de coprodução na área da ficção. A parceria inclui o envolvimento das duas empresas em todas as etapas de criação e produção de novelas, incluindo roteiro, planeamento e definição de elementos artísticos.

O acordo é válido por dois anos, renováveis, e prevê inicialmente a produção de duas novelas. A primeira é Laços de Sangue e a segunda é Dancin' Days.

Ao longo de quase 18 anos a SIC e a Globo construíram uma história comum. Portugal esteve sempre presente na ficção da TV Globo e vice versa, seja em gravações feitas no país como foi o caso de Sabor da Paixão, Como uma Onda, O Quinto dos Infernos, Os Maias, entre outras, seja com a presença de actores portugueses em produções brasileiras ou actores brasileiros em novelas portuguesas.

As produções da TV Globo sempre tiveram destaque na grade de programação da SIC, e ao longo desta parceria já foram exibidas mais de 80 novelas e 25 mini-séries. Dos 322 episódios de produção e de exibição de Laços de Sangue, cada um dos episódios está orçamentado em 200.000€. É uma das produções mais caras da SIC.

No dia 3 de Outubro de 2011 tornou-se na 2ª novela portuguesa a ser nomeada para um Emmy Internacional na categoria de Melhor Telenovela, em conjunto com Meu Amor, da TVI.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tudo se inicia há 25 anos, quando duas irmãs são levadas na correnteza de um rio. O pai de ambas salva a mais velha, Inês, mas, acaba por falecer quando tenta resgatar a outra filha, cujo corpo nunca chega a aparecer. A mãe, que está grávida de um rapaz, assiste a toda a tragédia. Na actualidade, Inês (Diana Chaves) é uma jovem de personalidade forte, bondosa e sempre pronta a ajudar os outros. Licenciada em Gestão Hoteleira, é proprietária do restaurante M, em sociedade com a mãe. No entanto, algo a atormenta, uma vez que se sente culpada pelo falecimento da irmã. O seu grande amor é João (Diogo Morgado), um médico que parte frequentemente em acções humanitárias. É precisamente quando regressa de uma temporada na Amazónia que João se apercebe de que o amor que sente pela namorada é grandioso e decide pedi-la em casamento que é, prontamente, aceite. Todavia, a felicidade do casal é abalada, não só com o AVC que o avô de João sofre, mas também porque durante o jantar de oficialização do noivado, na sequência de um assalto, a irmã do rapaz, grávida do primeiro filho, é mortalmente alvejada por um assaltante. A menina que todos julgam desaparecida e que é irmã de Inês é Marta, que, após ser adoptada por uma nova família, se chamará Diana (Joana Santos). O choque do acidente fez com que perdesse a memória e, no seu pensamento, existe um constante desconforto. Diana é uma mulher bonita e com sede de dinheiro e de poder, desprezando o ambiente em que vive. Catarina (Teresa Tavares) é uma das suas melhores amigas que, no entanto, nunca conheceu a sua verdadeira personalidade. Quando descobre toda a verdade, a jovem rapariga recupera as suas memórias e vai procurar a sua família biológica, em especial Inês, que considera culpada pelo que lhe sucedeu no passado. A partir daqui, o seu grande objectivo será um só: vingança. Diana tentará destruir a irmã e reconquistar a vida que nunca chegou a viver, passando por bens materiais, até ao namorado de Inês, João. Ao seu lado terá Ricardo (Carlos Vieira), com quem se envolverá.

Fim

Para desaparecer sem deixar rastros, Diana resolve simular a sua morte. A vilã toma um químico para reduzir as batidas cardíacas. O médico legista avisa ela dos riscos que corre, mas a vilã está determinada a cumprir o seu plano e não dá ouvidos. E é dada como morta. Apesar das maldades de Diana, Graciete (Margarida Carpinteiro) decide fazer um funeral à filha adotiva. Inês e João acompanham as celebrações, pois a irmã da vilã quer certificar-se de que ela está mesmo morta. O coveiro que Diana contratou para a desenterrar é desafiado por um colega para ir com ele beber uma cerveja, logo depois do funeral da vilã. O homem tenta resistir, mas acaba indo com ele. Os dois começam a beber e, quando o coveiro decide voltar ao cemitério para libertar Diana, sofre um acidente de moto e é levado para o hospital, em um estado deplorável. Depois do funeral, Inês e João voltam para casa, para junto do filho. Tiago celebra o primeiro aniversário e toda família festeja a ocasião. Porém, o médico está de serviço e tem de abandonar a festa. Assim que chega ao hospital, João atende um ferido que acabou de ter um acidente de moto. Trata-se, nada mais, nada menos, do que do coveiro que Diana contratou. O médico ainda tenta ajudar o homem, mas já é tarde demais para tentar salvá-lo e o coveiro acaba morrendo. João declara a hora do óbito. Quando o coveiro é dado como morto, Diana acorda dentro do caixão. A jovem fica em pânico pois, naquela altura, ela deveria ser desenterrada pelo coveiro, como combinou. Em pânico, Diana pega o celular que tem no bolso. A aflição que ela está passando naquele momento faz ela ligar para os serviços de emergência. A chamada demora a ser atendida e, quando finalmente, alguém resolve atendê-la, já é tarde demais, a vilã já não respira mais. Diana morre asfixiada e enterrada viva, como punição pelos seus pecados, e Inês e João terminam felizes e juntos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Diana Chaves Inês Nogueira
Diogo Morgado João Caldas Ribeiro
Joana Santos Diana Pinto Silva / Marta Nogueira
Carlos Vieira Ricardo Caldas Ribeiro Carvalhais
Lia Gama Eunice Nogueira
Margarida Carpinteiro Graciete Pinto Silva
Custódia Galego Geraldina Natércia "Gi" Coutinho
João Ricardo (†) Armando Coutinho
Sofia Sá da Bandeira Adelaide Caldas Ribeiro Carvalhais
Alexandre de Sousa Gastão Carvalhais
Joana Seixas Rita Caldas Ribeiro Fonseca
Pepê Rapazote Luís Felipe Assunção Barros
Gracinda Nave Isabel Barros
Ricardo Carriço Jaime Vilar
António Cordeiro Álvaro Brito
Emília Silvestre Francisca Caldas Ribeiro Sobral
Pompeu José António Silva
Carla Maciel Gabriela Miranda
Sílvia Filipe Fátima Brito
Jorge Mourato Lourenço Miranda
Ana Guiomar Liliana Pimentel
Rui Santos Manuel Dantas
Manuel Wiborg Vicente Fonseca
Hugo Sequeira Bernardo Coutinho
Dânia Neto Marisa Pereira
Débora Ghira Sheila Baptista
Pedro Diogo César Martins
Sisley Dias Tiago Nogueira
Tomás Alves Sidério "Tremoço" Gameiro
Juana Pereira da Silva Sandra Cristina Nunes Machado
Ângelo Rodrigues Orlando Aires
João Baptista José ‘’Zé’’ Gonçalves
José Carlos Garcia Domingos Machado

Elenco Infantil[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Bernardo Oliveira David Barros
Daniela Marques Filipa Pereira
João Maria Maneira Marco Brito

Atores Convidados[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Susana Vieira Lara Romero[3]
Sinde Filipe Frederico Caldas Ribeiro
Maria Botelho Moniz Alice Caldas Ribeiro Dantas
José Fidalgo Joaquim Nogueira (jovem)
Leonor Seixas Eunice Nogueira (jovem)
Margarida Cardeal Graciete Pinto Silva (jovem)
Pedro Carraca António Silva (jovem)

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Virgílio Castelo Henrique Sobral
Sandro Pedroso Namorado de Lara
Max Fercondini Doutor Ricardo
Ricardo Pereira Hélio
Gonçalo Waddington Daniel
Miguel Raposo Phillipe
Rúben Gomes Nuno Magalhães
Sandra Barata Belo Júlia Fernandes
Inês Castel-Branco Mónica
Cândido Ferreira Ernesto
Manuela Cassola Laura
Joana Barradas Petra
Sara Barros Leitão Luna
Rui Porto Nunes Sérgio Pedrosa
Rui Mello Amaral
Tânia Alves Guarda da prisão
Paula Bobone Professora de etiqueta de Armando Coutinho
Paulo Futre Ele mesmo
Filipe Crawford Padre Jerónimo Freitas
Ana Marta Ferreira Susana

Elenco Adicional[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Adérito Lopes Médico
Alexandre Ferreira Polícia
Amélia Videira Maria da Graça Coutinho
Carlos Oliveira Médico
Carlos Queiroz Paulo
Carloto Cotta André
Eduardo Viana Varatojo
Helena Afonso Custódia da Conceição Antunes
Jorge Oliveira Dr. Sérgio
José Boavida (†) Antero
Luís Vicente Matoso
Luzia Paramés Directora Creche
Maria Simões Antónia
Paula Mora Maria do Céu
Pedro Barbeitos Médico
Ronaldo Bonacchi Homem que perdeu os documentos
Sandra B. Dolores
Dimitry Bogomolov Dr. Sergei
Carmen Santos Luísa
João de Carvalho Dono de uma Cadeia de Hoteis
Rodrigo Saraiva Editor do Livro de Jaime
Undina de Sousa D.Madalena

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

Laços de Sangue
Laços de Sangue
Os três protagonistas de «Laços de Sangue»
Banda sonora de Vários artistas
Lançamento 14 de Fevereiro de 2011
Gênero(s) Banda sonora
Idioma(s) Português
Inglês
Formato(s) 2 discos

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Estou Além"  Ana VieiraGenérico  
2. "Voar"  Tim & Companheiros de AventurasJoão  
3. "Cara de Anjo Mau"  Jorge PalmaDiana  
4. "Eu Sei..."  Sara TavaresInês  
5. "Tento Saber"  Nuno GuerreiroJoão e Inês  
6. "O Teu Nome"  Miguel GameiroManel  
7. "This Is the Life"  Amy Macdonald   
8. "Simple Words"  Fingertips   
9. "Ordena Que Te Ame"  Mundo CãoRicardo e Diana  
10. "Dá-me Tudo"  Mister LizardBernardo Coutinho  
11. "Dizer Que Não"  Lúcia MonizGabriela e Lourenço  
12. "Amanhecer (Sempre Mais Uma Vez)"  Susana FélixAdelaide  
13. "Alentejanas e Amorosas"  VitorinoNúcleo do Alentejo  
14. "Maria Lisboa"  Amália Rodrigues   
15. "Vocês Sabem Lá"  Maria de Fátima BravoGraciete  
16. "Guerra dos Sexos"  The FeversGi e Armando  
17. "A História de Lilly Braun"  Susana Vieira   
18. "1000 Meere"  Tokio Hotel   

Audiências[editar | editar código-fonte]

"Laços de Sangue" teve no dia 12 de Setembro de 2010 uma festa de apresentação que conseguiu 9,9% de rating e 26,3% de share.[4][5]

O seu 1.º episódio, exibido a 13 de Setembro de 2010, teve em média 9,5% de rating e 23,4% de share.[6]

No 5.º episódio, 17 de Setembro de 2010, a novela registou o máximo da semana com 9,8% de audiência média e 24,9% de share.[7][8]

No 6.º episódio, 20 de Setembro de 2010, a novela bateu um novo recorde com 9,9% de rating e 25,3% de share.[7][9]

No dia 4 de Outubro de 2010, "Laços de Sangue" conseguiu mais um recorde de audiências ao registar 11,0% de rating e 31,3% de share.[10][11]

No dia 8 de Janeiro de 2011, "Laços de Sangue" foi exibida pela primeira vez no sábado e bateu recorde com 13,5% de rating e 36,3% de share.[12][13]

Uma semana depois, 15 de Janeiro, a novela voltou a aproveitar o facto de ter sido exibida ao sábado para se instalar em primeiro lugar do top dos mais vistos e bater recorde de share. Esse episódio registou 13,2% de rating e 36,5% de quota de mercado.[14][15]

No dia 19 de Maio de 2011, "Laços de Sangue" bateu um novo recorde de share, com 12,5% de rating e 38,1% de share.[16]

No dia 20 de Junho de 2011, a novela bateu o recorde do mês com 11,6% de rating e 31,3% de share.[17]

No dia 4 de Julho de 2011, a novela bateu mais um novo recorde com 12,6% de rating e 33,4% de share.[18][19]

No dia 7 de Julho, "Laços de Sangue" bateu o recorde do mês com 12,6% de rating e 35,3% de share.[20][21]

No dia 4 de Agosto de 2011, "Laços de Sangue" bateu o recorde do mês, sendo o melhor índice desde janeiro, com 13,0% de rating e 37,4% de share.[22]

No dia 12 de Setembro de 2011, "Laços de Sangue" bateu o recorde do mês com 12,9% de rating e 35,0% de share.[23]

O último episódio, exibido num domingo, dia 2 de Outubro de 2011, a novela registou 16,2% de rating e 37,8% de share, e visto em média por 1 milhão e 500 mil espectadores, liderando o horário.[24][25]

"Laços de Sangue" esteve em grelha mais de um ano e, no total, foram transmitidos 322 episódios que registaram 9,8% de audiência média e 28,2% de share.[26][27]

Média Episódios
exibidos
Rating Share Ref.
2010 Setembro 14 8,4% 21,9% ...
Outubro 21 8,1% 21,9% ...
Novembro 22 8,2% 25,7% ...
Dezembro 23 8,6% 25,9% ...
2011 Janeiro 26 10,2% 28,9% [28]
Fevereiro 24 9,2% 26,3% ...
Março 27 9,4% 26,7% ...
Abril 26 9,6% 27,3% ...
Maio 26 10,2% 29,5% ...
Junho 26 10,0% 29,5% ...
Julho 26 10,7% 31,5% ...
Agosto 27 10,1% 29,4% ...
Setembro 26 11,1% 32,2% ...
Outubro 2 13,3% 38,2% [29]
Total 322 9,8% 28,2% [26]

Reestreia

A reestreia de "Laços de Sangue" aconteceu no dia 10 de Outubro de 2016. O resultado foi de 3,6% de rating e 21,1% de share, liderando o horário.[30]

Na final (R), "Laços de Sangue" vice-liderou as audiências com 3,1% de rating e 16,5% de share.[31]

Versões[editar | editar código-fonte]

México Vivir de Amor (2024) - Produzida por Salvador Mejía para o Las Estrellas, contará com Kimberly Dos Ramos e Emmanuel Palomares como protagonistas e Gala Montes e Joshua Gutiérrez como antagonistas.[32]

Prémios[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Resultado
2011 Prémios Emmy Internacional Melhor Telenovela Venceu
2012 Troféus TV 7 Dias Troféu de Melhor Novela 2011 Venceu

Reação[editar | editar código-fonte]

Laços de Sangue foi reconhecida como a melhor na categoria internacional de Telenovela. Durante mais de um ano de exibição a trama de Laços de Sangue mereceu a preferência dos portugueses e agora foi a vez do júri internacional a destacar. A já chamada "novela da nossa gente" venceu, a 21 de novembro em Nova Iorque, o Emmy para a melhor telenovela no 39th International Emmy Awards. O prémio foi entregue ao diretor-geral da SIC, Luís Marques, e ao diretor de entretenimento internacional da Rede Globo, Guilherme Bokel.

A telenovela portuguesa da SIC concorreu com outros três finalistas: ‘Araguaia’, da Rede Globo, ‘Contra las Cuerdas’, da Argentina e ‘Precious Hearts’, das Filipinas. Ao todo, foram 1000 programas inscritos, de 61 países, para disputar os títulos das 10 diferentes categorias, que foram analisados por mais de 800 jurados de 67 países.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Estreia pelo mundo
País Canal Título local Estreia Final
Portugal SIC Laços de Sangue 13 de setembro de 2010 2 de outubro de 2011
Portugal Globo Portugal Laços de Sangue 8 de setembro de 2013 26 de julho de 2014
Angola TV Zimbo Laços de Sangue 31 de março de 2014
Italia Rai 1 (reexibida em Rai Premium e Rai 2) Legàmi 24 de maio de 2014[33] 3 de setembro de 2016
 Bulgária bTV Lady Свързани съдби 13 de outubro de 2014
 Brasil SIC Internacional Laços de Sangue 2 de fevereiro de 2015[34] 2016
Romênia Prima TV Legături de sânge 2015 2015
Estónia TTV Veresidemed 2015 2016
Macedónia do Norte Сител Тајната на дивата река 2016 2017
Turquia TV8 İntikam Vakti 2016 2016
 França Réseau Outre-Mer 1re Liens de Sang
Indonésia NET. Ines & Diana 2019
 Quênia Citizen TV Blood Ties 20 de Janeiro de 2020

Transmissão na OPTO[editar | editar código-fonte]

Com o lançamento da OPTO, a plataforma de streaming da SIC, a 24 de novembro de 2020, a novela foi disponibilizada com os seus 322 episódios de produção.[35] Foi reexibida num canal FAST inserido na OPTO, a SIC Novelas, de 15 de março a 25 de dezembro de 2023, sendo substituída por Rosa Fogo.[36][37]

Notas e referências

Notas

Referências

  1. Veje on-line. «Indicados ao Emmy Internacional 2011». Consultado em 13 de outubro de 2013 
  2. onversei. «Brasil e Portugal nomeados na edição de 2011 dos Emmys Internacionais». Consultado em 3 de outubro de 2010. Arquivado do original em 10 de junho de 2015 
  3. televisao.uol.com.br. «Susana Vieira grava "Laços de Sangue" em Portugal». Consultado em 24 de setembro de 2014. Arquivado do original em 10 de junho de 2015 
  4. Ferreira, João. «Olhar a Televisão». Olhar a Televisão. Consultado em 12 de julho de 2019 
  5. «Clipping : Os mais vistos da TV - PUBLICO - Grupo Marktest - Estudos de Mercado, Audiências, Marketing Research, Media». www.marktest.com. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  6. Ferreira, João. «Olhar a Televisão». Olhar a Televisão. Consultado em 12 de julho de 2019 
  7. a b «A novela da nossa gente, na SIC». www.marktest.com. Consultado em 12 de julho de 2019 
  8. «Análise dos 6 primeiros episódios de Laços de Sangue». Análise dos 6 primeiros episódios de Laços de Sangue. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  9. «Você sabia que...». www.marktest.com. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  10. Ferreira, João. «Olhar a Televisão». Olhar a Televisão. Consultado em 12 de julho de 2019 
  11. «Clipping : Os mais vistos da TV - Segunda-feira, 4 de Outubro de 2010 - PUBLICO - Grupo Marktest - Estudos de Mercado, Audiências, Marketing Research, Media». www.marktest.com. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  12. «Audiências Tv em Janeiro de 2011». www.marktest.com. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  13. «Você sabia que...». www.marktest.com. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  14. «'Laços de Sangue' faz história na SIC». www.dn.pt. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  15. «Clipping : Os mais vistos da TV - Sábado, 15 de Janeiro - PUBLICO - Grupo Marktest - Estudos de Mercado, Audiências, Marketing Research, Media». www.marktest.com. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  16. «Clipping : Os mais vistos da TV - PUBLICO - Grupo Marktest - Estudos de Mercado, Audiências, Marketing Research, Media». www.marktest.com. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  17. «Audiências Tv em Junho de 2011». www.marktest.com. Consultado em 26 de outubro de 2021 
  18. Novelas.net, author: Resumo de. «Novela "Laços de Sangue" consegue recorde na audiência em Portugal». Consultado em 24 de outubro de 2021 
  19. Teixeira, Sérgio (8 de julho de 2011). «"Laços de Sangue" bate recorde em Portugal (ANTENADO) - MUNDO NOVELAS». "Laços de Sangue" bate recorde em Portugal (ANTENADO) - MUNDO NOVELAS. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  20. «Observatório Mcom». www.marktest.com. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  21. «Audiências Tv em Julho de 2011». www.marktest.com. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  22. «Audiências Tv em Agosto de 2011». www.marktest.com. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  23. «Audiências Tv em Setembro de 2011». www.marktest.com. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  24. «Final de 'Laços de Sangue' líder de audiências - Espalha-Factos». Espalha-Factos. 3 de outubro de 2011 
  25. Fantastic. «Final de Laços de Sangue é o mais visto». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  26. a b «Laços de Sangue chega ao fim». www.marktest.com. Consultado em 12 de julho de 2019 
  27. «Há 10 anos, estreava 'Laços de Sangue' na SIC». Espalha-Factos. 13 de setembro de 2020. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  28. «Novela da SIC luta taco a taco com as da TVI». www.jn.pt. Consultado em 23 de outubro de 2021 
  29. «Clipping : Os mais vistos da TV - PUBLICO - Grupo Marktest - Estudos de Mercado, Audiências, Marketing Research, Media». www.marktest.com. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  30. «Saiba como (re)estreou "Laços de Sangue" na SIC». Zapping. 11 de outubro de 2016. Consultado em 18 de julho de 2019 
  31. «Saiba como foi a audiência do último episódio de "Laços de Sangue" (R)». Zapping. 4 de novembro de 2017. Consultado em 18 de julho de 2019 
  32. MAG, NOTICIAS (20 de outubro de 2023). «Vivir de amor, elenco: lista de actores de la nueva telenovela de TelevisaUnivision | FAMA». Mag. (em espanhol). Consultado em 3 de dezembro de 2023 
  33. «Grupo IMPRESA | Laços de Sangue / Legami». Impresa. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  34. «SIC Internacional exibe a novela "Laços de Sangue"». Consultado em 24 de outubro de 2021 
  35. «Conheça algumas das apostas do OPTO SIC nas séries, filmes e novelas». Zapping. 3 de novembro de 2020. Consultado em 16 de janeiro de 2021 
  36. Redação (15 de março de 2023). «SIC lança novo canal com 24h de novelas em streaming». Além da Tela. Consultado em 19 de março de 2023 
  37. Sesudo (15 de março de 2023). «SIC NOVELAS». DragTeam. Consultado em 19 de março de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]