Laíla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Laíla
Nome completo Luiz Fernando do Carmo
Nascimento 15 de Maio de 1943 (70 anos)
Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro
Nacionalidade  brasileiro

Luiz Fernando do Carmo, ou Laíla[1] (Rio de Janeiro, 15 de Maio de 1943) é um carnavalesco e dirigente de carnaval do Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

É considerado uma das personalidades mais conhecidas do carnaval carioca. Conhecido por sua personalidade discreta, Laíla é natural do Morro do Salgueiro, na Tijuca, onde cresceu e aprendeu tudo o que sabe de carnaval no Salgueiro. Lá, ele ocupou o cargo de diretor de harmonia até 1975, quando o contraventor Aniz Abraão David, o Anísio, o contratou, juntamente com Joãozinho Trinta, para reforçar a Beija-Flor que, até então, era uma escola discreta, sem grandes resultados no Grupo Especial. Nos três primeiros anos, a parceria Joãozinho-Laíla deu certo. A escola nilopolitana conquistou um tricampeonato (1976, 1977 e 1978). retornando depois ´onde fez a comissão de carnaval, além de ser diretor executivo da escola.

Depois do carnaval 2012, houve uma especulação sobre sua possível saída, inclusive para voltar a Grande Rio, o que após uma conversa com a direção, confirmou sua permanença na Beija-Flor[2] .

Laíla teve rápidas passagens pela Unidos de Vila Isabel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e até pelo carnaval de São Paulo, na Peruche. além de ter estado nos carnavais de Belém e Porto Alegre. Na década de 1980, participou da transmissão dos desfiles do Grupo Especial pela Rede Globo de Televisão e de participar da gravação do CD com os sambas enredos das escolas do Grupo Especial. em 2014, irá fazer dupla função, pois além de continuar como diretor de carnaval-harmonia da Beija-Flor.

Em 2014, além de coninuar como diretor de carnaval-harmonia da Beija-Flor. Laíla estará na Inocentes,onde será uma espécie de consultor de carnaval, e não de diretor de carnaval[3] . sendo inclusive supervisionando os sambas-enredo da agremiação[4] .

Referências

  1. Obatuque.com -Entrevista:Laíla
  2. O Dia na Folia. Após reunião com presidente, Laíla decide continuar na Beija-Flor. Página visitada em 24.02.2012.
  3. Carnavalesco (22/03/2013). Reforço de peso: Inocentes fecha com Laíla. 10:30. Página visitada em 02/04/2013.
  4. Carnavalesco (02/08/2013). Laíla vai supervisionar os sambas da Inocentes de Belford Roxo. 11:13. Página visitada em 03/08/2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.