La Mer (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

La Mer (O Mar, em português) é uma canção célebre composta e interpretada originalmente pelo cantor e compositor francês Charles Trenet.


Trenet escreveu a letra dessa canção em um trem em 1943 enquanto viajava pela costa mediterrânea francesa voltando de Paris para Narbona. Supostamente a composicão demorou 10 minutos para ser finalizada, em papel higiênico fornecido pela SNCF (Rede Ferroviária Francesa). Leo Chauliac ajudou na composição da melodia. E foi originalmente publicado por Raoul Breton. Apenas em 1946 que Charles Trenet gravou a música. (tradução livre do verbete "La Mer (song)" da Wikipedia em inglês)


A canção possui mais de 400 versões nas mais diversas línguas. Uma das principais adaptações é a de Jack Lawrence, intitulada, na língua inglesa, de Beyond the Sea, interpretada notadamente por Bobby Darin em 1960.

La Mer já foi utilizada como trilha sonora de diversos filmes e já foi citada (e interpretada) no seriado Lost, no 12º episódio da primeira temporada, intitulado Whatever the Case May Be. Em 2007, o filme As Férias de Mr. Bean, protagonizado por Rowan Atkinson como Mr. Bean, destaca a música em seu encerramento. No final do filme O Espião que sabia demais é executada a versão de Julio Iglesias.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]