La Paloma (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de La Paloma (música de 1863))
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

La Paloma é uma música composta em 1863 por Sebastian Iradier e Salaverri (Salberri) ( Lanciego , Álava , 20 de janeiro de 1809 - Vitória , 06 de dezembro de 1865 ), também conhecido como Sebastian Yradier, foi um compositor espanhol.

Em Madri, Sebastian Iradier desenvolveu uma intensa atividade e capacidade de entrar nos círculos aristocráticos e interagir com figuras de proa da música, literatura e política. Estudou composição com Baltasar Saldoni. Baltasar estudou composição com Saldoni. Entre 1835 e 1840 alcançou grande prestígio e popularidade na capital da Espanha. Foi sócio na seção de música do Liceu Literário e Artístico, no qual a instituição tomaria o lugar de membro de mérito na categoria de compositor e mestre capelão, foi vice-diretor da Academia Filarmónica Matritense, foi professor de harmonia e composição no Instituto professor de espanhol Universal Faculdade de Madri e membro honorário da Academia Filarmônica de Bayonne. Entre 1839 e 1850 foi o primeiro professor de teoria musical para cantar no Real Conservatório de Música de Madri.

Ele ficou conhecido internacionalmente por sua música La Paloma, composta em 1863, após uma visita a Cuba. Tornou-se extremamente popular na Espanha e nas Américas e foi o responsável pela popularidade de Havana. ==

Fontes[editar | editar código-fonte]

http://www.epdlp.com/compclasico.php?id=5326 http://www.lapalomaproject.com/index.php?page_id=1&lang=es

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Espanha é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.