La Petite Danseuse de Quatorze Ans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
La Petite Danseuse de Quatorze Ans
La Petite Danseuse de Quatorze Ans
Autor Edgar Degas
Data 1881
Técnica Cera
Altura 97
Localização National Gallery of Art, Washington, D.C.

La Petite Danseuse de Quatorze Ans (" A Pequena Dançarina de Catorze Anos"), c. 1881, é uma escultura de Edgar Degas, de uma estudante de dança jovem chamada Marie van Goethem. A escultura foi feita originalmente em cera, antes de ser lançado em 1922 em bronze. "A Pequena Dançarina de Catorze anos de idade" é feito de cera, uma escolha incomum de material para uma escultura da época, vestida com uma saia de algodão com uma fita de cabelo, sentado em uma base de madeira.

História[editar | editar código-fonte]

A relação entre Marie van Goethem e Edgar Degas é um dos debates. Era costume em 1880 para o "Petits Rats" da Ópera de Paris para buscar os protectores entre os visitantes na porta da traseiras da ópera. Quando o "La Petite Danseuse de Quatorze Ans" foi mostrado em Paris, na sexta exposição impressionista de 1881, recebeu críticas mistas. A maioria dos críticos ficaram chocados com a peça. Eles pensaram que era feia, que parecia um espécime usado em medicina, em parte porque Degas exibiu dentro de uma caixa de vidro. Alguns consideraram a cabeça e o rosto grotesco e primitivo. Seus herdeiros (esposa e filha) tomaram a decisão de ter 27 das esculturas fundidas em bronze. O elenco passou na fundição de Hébrard em Paris, de 1920 até meados do século 20, produzindo os bronzes de Degas que podem ser vistos em muitos museus. Sessenta e nove esculturas originais em cera e mixed-media sobreviveram ao processo de fundição. Para fazer a escultura original, Degas usou um esqueleto feito de pincéis. No final, para um toque final ele usou uma peruca de cabelo natural para colocar no modelo. A única parte da escultura original que não era coberta com cera era uma fita que lhe foi dada a partir do modelo, Marie van Goethem, e um tutu real. Cada museu que mostra esta estátua dá-lhe um tutu diferente.


O modelo de cera original foi adquirida por Paul Mellon, em 1956. Começando em 1985, o Sr. ea Sra. Mellon deram ao National Gallery of Art (Washington, D.C.), 49 peças de cera, 10 bronzes e dois emplastros, o maior grupo de esculturas de Degas original, entre elas a escultura original.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre La Petite Danseuse de Quatorze Ans

(em inglês):