La Plata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Argentina La Plata  

La Plata
—  Província  —
Ciudad La Plata montage.jpg
La Plata está localizado em: Argentina
La Plata
Localização de La Plata na Argentina
34° 55' 17" S 57° 57' 16" O
Província Buenos Aires
Departamento La Plata (partido)
Fundação 19 de novembro de 1882
Fundador Dardo Rocha
Administração
 - Intendente Pablo Bruera
Área
 - Total 940 km²
Altitude 26 m (85 pés)
População (2009)
 - Total 732 503
    • Densidade Erro de expressão: caractere "�" não reconhecido/km2 
Gentílico: platense
Fuso horário EET (UTC+2)
 - Horário de verão EEST (UTC+3)
Código postal 1900
Sítio www.laplata.gov.ar

La Plata é uma cidade argentina, capital da província de Buenos Aires. A cidade foi fundada pelo governador Dardo Rocha, a 19 de Novembro de 1882, para servir de capital da província, após Buenos Aires se ter tornado um distrito federal.

Tem uma área de aproximadamente 940 km². A sua população é de 732 503 habitantes, sendo a densidade populacional de 585 hab/km².

La Plata foi considerada, por um tempo, uma cidade universitária. Muitos migravam para a cidade nas décadas de 70 e 80 para estudar, tanto argentinos como estrangeiros.

Possui uma arquitetura muito característica, conservada também em prédios da municipalidad de La Plata. As ruas da cidade possuem números ao invés de nomes, e sua ordem progressiva permite que visitantes encontrem um endereço facilmente. Além disso, quatro ruas diagonais cortam a cidade toda em formato de 'X', e em suas intersecções com avenidas principais existem várias pequenas praças, onde aos finais de semana costumeiramente se realizam festivais culturais. Os principais pontos turísticos da cidade são a Plazza Moreno, o Museu de Ciências Naturais e o Zoológico Municipal.

Muitos fazem confusão com Mar del Plata, porém esta cidade nada tem a ver com a outra cidade litorânea.

Esportes[editar | editar código-fonte]

O esporte mais popular na cidade, como em todo o país, é futebol. Entre os muitos clubes que jogam futebol na cidade, dois deles destacam-se acima do resto e estes são os clubes Estudiantes de La Plata e Gimnasia y Esgrima La Plata, ambos jogam na Primeira Divisão do futebol argentino. A partir dessas duas equipes saíram grandes jogadores como: Martín Palermo, Francisco Varallo, Juan Sebastián Verón e seu pai, Gustavo e Guillermo Barros Schelotto, Leandro Cufré, entre outros.

A cidade tem também a Liga de Futebol Amador Platense que engloba dezenas de clubes da região, tais como: Club Atlético Estrella de Berisso, La Plata Fútbol Club, Asociación Nueva Alianza, Club Everton, entre outros.

O Basquete tem um lugar no Torneo Nacional de Ascenso, através Gimnasia y Esgrima La Plata. Além disso, através da Associação Platense de Basquetbol, a cidade tem ligas e torneios para todos os níveis e categorias (primeiro, segundo Ascent, U20, Junior, Cadete e Infantil Pré-Infantil), que envolveu clubes: Gimnasia y Esgrima La Plata, Estudiantes, Club Atenas, Unión Vecinal, Centro de Fomento Meridiano V, Club Cultural y Deportivo Juventud, entre outros.

A auto corridas também tem sua importância na cidade das mãos do Turismo Carretera. Para esta competição é um autôdromo chamado "Roberto José Mouras" em homenagem ao piloto da Chevrolet histórico faleceu em Lobos, em 1992. Outras informações relativas aos Motorsport na cidade tem a ver com a última argentino-piloto de Fórmula 1, que foi platense Gastón Mazzacane que depois de 21 corridas na Fórmula 1 veio para competir na Champ Car e Top Race V6.

O Rugby, entretanto, é uma disciplina de fãs na cidade. Os clubes mais representativos são: La Plata Rugby Club, Los Tilos, San Luis, Universitario e Albatros.

De nota é a tradicional sede do turfe na cidade. La Plata tem uma pista corrida, o terceiro na ordem de concorrência e oferecer carreiras no país.

Finalmente, no voleibol incluir Gimnasia y Esgrima e Universitario, enquanto que no hóquei, Santa Bárbara e Universitario.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre La Plata
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.